Homem é preso por maus-tratos a cachorro no interior de Minas Gerais

homem preso maus-tratos cachorro
Um homem de 51 anos foi preso na tarde dessa quinta-feira (21) por maus-tratos a um cachorro em Carmo do Cajurú (PMMG/Divulgação + Reprodução/Street View)

Um homem de 51 anos foi preso na tarde dessa quinta-feira (21) por maus-tratos a um cachorro em Carmo do Cajurú, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A Polícia Militar foi acionada no distrito de São José dos Salgados após receber a denúncia de que havia um cachorro ferido amarrado em uma corda.

O animal foi encontrado amarrado por uma corrente, magro, com várias feridas pelo corpo e infestado de pulgas. A vasilha de água dele estava a mais de 4 metros de distância, impossibilitando que o cachorro pudesse se hidratar.

O tutor foi preso pela prática de maus-tratos a animais e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Carmo do Cajuru. Segundo a PM, ele tem passagem policial por tráfico de drogas. O cachorro resgatado ficou aos cuidados de uma Ong de proteção animal da cidade.

Maus-tratos a animais é crime

Maus-tratos a animais configura crime, sendo que a pena vai desde multa até a prisão em casos extremos. Maltratar animais é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605 prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Caso o animal morra, a pena pode aumentar.

Em setembro de 2020, uma alteração na Lei 9.605/1998 fez com que a prática de abuso, maus-tratos, ferimentos e mutilações a animais domésticos, especificamente cães e gatos, passasse a ter pena de reclusão de 2 a 5 anos, com aumento de pena nos casos de morte do animal.

A norma ficou conhecida por Lei Sansão, em homenagem ao cão pitbull que, cruelmente, teve as patas traseiras decepadas, em julho do mesmo ano, na cidade de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Como denunciar casos de maus tratos

Em Belo Horizonte, os casos de maus tratos a animais devem ser reportados à Delegacia de Proteção Animal, localizada no bairro Carlos Prates. A denúncia também pode ser realizada de forma anônima, pelo disque 181 ou pelo telefone (31) 3212-1339.

Caso crime esteja em execução, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo disque 190.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!