Homem que enganava idosos para roubar sanfonas é preso: ‘Dizia que ia tocar parabéns para o pai’

sanfona roubada que foi apreendida pela polícia civil
A Polícia Civil prendeu um homem de 59 anos, especializado no roubo de sanfonas de idosos em várias cidades de Minas Gerais e do Rio (PCMG/Divulgação)

A Polícia Civil prendeu um homem de 59 anos especializado no roubo de sanfonas. O autor enganava idosos em várias cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro para furtar os instrumentos.

O suspeito, que dirigia um carro registrado em nome da esposa, foi detido em Rio Manso, região Central de Minas, na última quinta-feira (14).

Segundo as investigações conduzidas pela equipe da Delegacia de Polícia Civil de Bonfim, o homem percorria diferentes municípios do estado, obtendo informações junto aos moradores locais sobre idosos proprietários de sanfonas.

Ele então alegava querer adquirir instrumentos musicais ou convidava as vítimas para tocar em festas tradicionais, como folias de reis. Após ganhar a confiança dos idosos, ele ia até a casa deles e criava histórias convincentes para conseguir que lhe emprestassem o instrumento.

Dentre as desculpas apresentadas às vítimas, ele frequentemente alegava que precisava do acordeon emprestado para “tocar um parabéns para o pai que estava com a perna amputada” e prometia devolvê-lo em breve.

Vítimas confiavam no suspeito

Para dar credibilidade às histórias, o investigado utilizava o nome de outros sanfoneiros locais, obtidos por meio das informações fornecidas pelos moradores das cidades.

“Devido à simplicidade das vítimas, muitas delas idosas, e à crença de que estavam falando com conhecidos, elas acabavam cedendo e entregando seus acordeons ao investigado. Em alguns casos, o criminoso pedia um copo de água às vítimas e, enquanto elas saíam para buscar, furtava o instrumento”, detalha o delegado do caso, Alfredo Resende Coelho.

Segundo o investigador, caso a vítima se recusasse a entregar o instrumento musical, o investigado recorria à violência física e ameaças tomar o instrumento. As sanfonas eram vendidas para um receptador que possuía uma loja de venda e conserto de acordeons na Tijuca, no Rio de Janeiro.

Esposa de vítima denunciou o autor

Segundo a Polícia Civil, transações financeiras no valor de R$ 7.300 entre o receptador e o investigado foram identificadas por meio de Pix. Foram registrados furtos em 26 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte.

O delegado Alfredo Resende explica que o sucesso na apuração dos crimes foi possível graças à ação da esposa de uma das vítimas. “Ela percebeu que o marido seria roubado e anotou a placa do carro do investigado. Isso levou ao início das investigações, que revelaram os crimes em outras localidades, sempre utilizando o mesmo veículo”, revelou.

A Polícia Civil conseguiu que as contas bancárias do suspeito fossem bloqueadas para garantir o ressarcimento das vítimas, e celular dele foi apreendido como prova. Na residência do homem, foram encontradas diversas peças de acordeons, incluindo itens roubados, e um instrumento foi devolvido a uma vítima idosa em Minas Gerais.

Com PCMG

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!