Inconformado com afastamento da companheira, homem invade escola e sobe em telhado com faca em Minas

Escola invadida
Homem apresentava comportamento agressivo e exaltado (Polícia Militar/Divulgação)

Uma escola municipal de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi invadida por um homem de 35 anos na tarde desta segunda-feira (14). O suspeito estava inconformado com o afastamento da companheira, que é funcionária da instituição, e foi preso no local. Não havia estudantes no colégio naquele momento e ninguém se feriu.

De acordo com a Polícia Militar, o homem invadiu o CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) no bairro São João por volta de 12h30, portando uma faca. Ele subiu no telhado da escola e apresentava comportamento agressivo e exaltado.

Com a chegada dos policiais, o suspeito desceu do telhado, entregou a faca e foi preso. A companheira dele chegou ao local e informou que ele estava inconformado com a situação entre os dois.

Faca
Faca foi apreendida pelos militares (Polícia Militar/Divulgação)

Perseguição

Segundo relato da mulher de 35 anos à PM, ela estava morando com a mãe havia algum tempo, depois de alguns desentendimentos com o companheiro. Por isso, ele teria invadido a escola onde ela trabalha para ameaçá-la e persegui-la.

Ainda conforme a vítima, que diz temer pela própria integridade física, o suspeito é usuário de drogas e portador de distúrbios mentais. Os policiais não conseguiram questionar o homem por causa da sua exaltação e confusão mental no momento da prisão.

O suspeito foi encaminhado ao hospital regional e, depois, à delegacia da cidade. Procurada pelo BHAZ, a Prefeitura de Pouso Alegre informou que ninguém se feriu durante a invasão do homem, que estaria em surto psicótico.

“No momento do crime os alunos não haviam entrado no colégio e imediatamente a escola foi fechada até que o caso fosse solucionado pela Polícia Militar. Demais informações sobre motivação ainda estão sendo levantadas pela Polícia”, diz nota da prefeitura (leia na íntegra abaixo).

Ameaça

Procurada pelo BHAZ, a Polícia Civil confirmou que o homem foi encaminhado à Delegacia de Plantão da cidade e que o procedimento ainda está em andamento. Ainda segundo a polícia, “após ser ouvido, ele poderá ser autuado por ameaça”.

“Tão logo sejam concluídos os trabalhos da Polícia Civil no plantão será possível informar sobre a prisão ou a liberação do conduzido, e a investigação ficará a cargo da Delegacia de Atendimento à Mulher em Pouso Alegre”, diz trecho da nota (leia na íntegra abaixo).

Cárcere privado

Ainda nesta segunda-feira, outro caso de ameaça à segurança de uma mulher provocada pelo companheiro foi registrado, desta vez em Ipatinga, no Vale do Rio Doce.

A mãe de uma jovem de 19 anos acionou a Polícia Militar denunciando que a filha era mantida em cárcere privado e agredida pelo companheiro. Uma equipe da corporação foi até o local, no Centro de Ipatinga.

Na residência, os militares conversaram com a jovem, que disse que mora com o companheiro há um ano e confirmou ser agredida constantemente. Segundo ela, autor, de 18 anos, a impediu de ir para o trabalho e que ela o denunciasse às autoridades.

O homem foi preso e conduzido à delegacia da cidade. Ainda segundo a PM, a vítima apresentava lesões nos olhos, no braço direito e queimaduras pelo corpo.

Procurada pelo BHAZ, a Polícia Civil informou que o suspeito foi ouvido na delegacia “e a autoridade policial instaurou inquérito policial para investigação e completa elucidação dos fatos”.

Nota da Prefeitura de Pouso Alegre na íntegra

“A Prefeitura esclarece que ninguém se feriu durante a invasão de um homem, que em surto psicótico subiu no telhado do CAIC, no bairro São João, na tarde desta segunda-feira (14).

Além disso, destacamos que no momento do crime os alunos não haviam entrado no colégio e imediatamente a escola foi fechada até que o caso fosse solucionado pela Polícia Militar.

Demais informações sobre motivação ainda estão sendo levantadas pela Polícia”.

Nota da Polícia Civil na íntegra

Sobre a ocorrência em Pouso Alegre, o homem que teria entrado na escola e ameaçado a ex-companheira, sendo encaminhado à Delegacia de Plantão da cidade. O procedimento encontra-se em andamento e após ser ouvido ele poderá ser autuado por ameaça. Tão logo sejam concluídos os trabalhos da Polícia Civil no plantão será possível informar sobre a prisão ou a liberação do conduzido, e a investigação ficará a cargo da Delegacia de Atendimento à Mulher em Pouso Alegre. Já em relação ao ocorrido em Ipatinga, o suspeito foi ouvido na Delegacia de Plantão e a autoridade policial instaurou Inquérito Policial para investigação e completa elucidação dos fatos.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!