Idosa é acusada de maus-tratos contra papagaio de 40 anos em Minas Gerais: ‘Quero que ele morra’

Caso é investigado pela Polícia Civil (Reprodução/Redes sociais)

Uma idosa é investigada por maus-tratos contra um papagaio de 40 anos em Itabirito, região Central de Minas Gerais. Vídeo gravado pela filha da mulher mostra o momento em que ela joga a gaiola em que estava o animal repetidas vezes no chão. O caso foi registrado no último sábado (30).

Em depoimento à Polícia Civil, a filha da idosa relatou que as agressões ocorreram após uma discussão que ela e o irmão tiveram com a mãe. Na filmagem a idosa é vista xingando e atirando a gaiola no chão.

A voz da filha aparece pedindo para levar o animal, mas a mãe dispara: “eu quero que ele morra, mas não deixo você levar”. O papagaio sofreu luxação nas duas asas.

Após as agressões, a ave foi resgatada pela equipe do deputado federal Fred Costa (PRD-MG), que agora está com a guarda da ave. De acordo com a veterinária Carla Sássi, o animal está bastante assustado e segue em tratamento.

“Ele é um guerreiro. A agressão foi no sábado e somente ontem tivemos conhecimento. Ele se assusta muito fácil com qualquer tom de voz ou ruído. Aos poucos ele vai ganhando confiança, porém nada no que fizermos apagará todo o trauma vivido na agressão”, manifestou em publicação nas redes sociais.

Maus-tratos a animais é crime

Maus-tratos a animais configura crime, sendo que a pena vai desde multa até a prisão em casos extremos. Maltratar animais é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605 prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Caso o animal morra, a pena pode aumentar.

Em setembro de 2020, uma alteração na Lei 9.605/1998 fez com que a prática de abuso, maus-tratos, ferimentos e mutilações a animais domésticos, especificamente cães e gatos, passasse a ter pena de reclusão de 2 a 5 anos, com aumento de pena nos casos de morte do animal.

A norma ficou conhecida por Lei Sansão, em homenagem ao cão pitbull que, cruelmente, teve as patas traseiras decepadas, em julho do mesmo ano, na cidade de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Como denunciar casos de maus tratos

Em Belo Horizonte, os casos de maus tratos a animais devem ser reportados à Delegacia de Proteção Animal, localizada no bairro Carlos Prates. A denúncia também pode ser realizada de forma anônima, pelo disque 181 ou pelo telefone (31) 3212-1339.

Caso crime esteja em execução, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo disque 190.

Edição: Lucas Negrisoli
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!