Forças Armadas reforçam combate ao incêndio na Serra da Mantiqueira

Incêndio na Serra da Mantiqueira e avião da força aérea no combate às chamas
Bombeiros precisaram da ajuda das Forças Armadas (Divulgação/CBMMG + Johnson Barros/Força Aérea Brasileira)

O Corpo de Bombeiros segue trabalhando no combate a um incêndio de grandes proporções que atingiu a Serra da Mantiqueira no último sábado (18), na cidade Itamonte, no Sul de Minas. De acordo com a corporação, as chamas já consumiram cerca de 500 hectares. As Forças Armadas foram acionadas para ajudar no combate ao incêndio nesse domingo (19).  

As chamas atingem a Serra da Mantiqueira em um local conhecido por Morro Serra Fina, na divisa entre Minas e São Paulo. Bombeiros das cidades de São Lourenço, Pouso Alegre, Varginha e Lavras atuam na ocorrência. Brigadistas de São Paulo também trabalham no local.

Segundo os militares, a baixa umidade do ar na região dificulta a extinção das chamas. Além disso, o vento forte na região, a fumaça e os nevoeiros reduzem a visibilidade na mata.

Forças Armadas

As Forças Armadas estão na região para ajudar no combate ao incêndio, com aeronaves militares. De acordo com o Ministério da Defesa, o apoio foi solicitado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), principalmente, para realizar o transporte de brigadistas para o local que fica a cerca de 2,7 mil metros acima do nível do mar.

Participam da operação helicópteros da Marinha e Exército, e um avião C-130 Hércules, equipado com o sistema de combate a incêndio MAFFS (Modular Airborne Fire Fighting System).

Brumadinho

Nesse domingo, um incêndio também atingiu a região da Serra da Moeda, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo informações dos bombeiros, as chamas começaram por volta das 14h30, na região conhecida como Topo do Mundo e só foi debelado por volta das 19h, após o uso de três mil litros de água.

Com Agência Brasil

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!