Justiça obriga escola mineira a indenizar professora demitida no início do ano

escola
A profissional havia sido contratada há nove anos e denunciou conduta abusiva por parte da escola (Amanda Dias/BHAZ)

Uma instituição de ensino filantrópica de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi condenada a indenizar por danos morais uma professora que havia sido demitida no início do ano letivo. A profissional trabalhava há nove anos no local e denuncia uma conduta abusiva por parte da escola.

A mulher argumentou que, como não ela sabia que seria dispensada antes de começarem as aulas, não buscou outras oportunidades de trabalho, e por isso foi prejudicada pela demissão.

A Justiça do Trabalho determinou que a empresa deve pagar R$ 3 mil à profissional de educação. Para a desembargadora Paula Oliveira Cantelli, a instituição abusou do seu poder diretivo ao dispensar a professora no início do semestre letivo, quando existia a expectativa de continuar trabalhando no local.

O processo também levou em conta que a dispensa de professor após o início do ano letivo reduz drasticamente as oportunidades de recolocação em outras instituições de ensino.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!