Ladrão furta celular de loja na ‘mão leve’; saiba como proteger o aparelho em caso de roubo

furto celular
Um homem foi flagrado roubando um celular em plena luz do dia em uma loja de roupas do Shopping Independência, em Juiz de Fora (Reprodução/24 Hs com Stallone/Facebook)

Um homem foi flagrado roubando um celular “na cara dura”, à luz do dia, em uma loja de roupas do Shopping Independência, em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.

As imagens, registradas pelas câmeras de segurança do estabelecimento nessa terça-feira (25), mostram o momento em que o ladrão entra na loja, se aproxima do balcão, pega o aparelho e “sai de fininho”.

Toda a ação dura cerca de um minuto. Antes de roubar o celular, o homem chega a fingir que estava olhando os produtos em uma prateleira. Funcionários registraram uma ocorrência e a Polícia Civil analisa as imagens a fim de localizar o suspeito.

Como proteger o celular?

Crimes desta natureza, cada vez mais comuns, acendem um alerta sobre a importância de se proteger dados pessoas que ficam guardados nos aparelhos celulares. Pensando nisso, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil disponibilizou uma cartilha gratuita com dicas de segurança e orientações sobre o que fazer em caso de furto ou roubo desses aparelhos. Confira algumas orientações:

  • Bloqueie sempre o celular com uma senha forte

Se o ladrão pegar o celular desbloqueado ou se a senha de desbloqueio for fácil de adivinhar, ele consegue acessar aplicativos instalados, fazer buscas por senhas, alterar configurações e até mesmo ler mensagens. Para evitar que isso aconteça, basta configurar um método de autenticação para a tela inicial e definir uma senha longa com letras e números.

  • Desabilite funções em tela bloqueada

Mesmo com a tela bloqueada, os sistemas dos aparelhos celulares oferecem algumas facilidades, como leitura de mensagens e atalhos para alterar as configurações. Os ladrões fazem uso desses mecanismos para ganhar acesso às contas e dificultar a localização remota do aparelho.

  • Anote o imei do celular

Todo celular possui um IMEI, código utilizado para identificar o aparelho e necessário para para solicitar bloqueio na operadora e realizar um boletim de ocorrência em caso de furto ou roubo. Com o IMEI bloqueado o aparelho não pode ser usado na rede de telefonia móvel, por exemplo.

O IMEI do celular pode ser encontrado na nota fiscal, na caixa do equipamento, nas configirações do sistema ou apenas digitando o código *#06# no teclado do celular.

Tive o celular furtado, e agora?

Passado o desespero inicial de ter tido o celular furtado, é necessário tomar algumas medidas para proteger seus dados pessoais. O primeiro deles é acionar os bancos em que você possui conta, isso porque ladrões podem usar aplicativos de instituições financeiras e de comércio eletrônico para cometer fraudes, como transferências bancárias, empréstimos, pagamentos de boletos e compras online.

Ao entrar em contato com o banco, solicite o bloqueio do acesso às contas pelo aplicativo e o bloqueio dos cartões usados no celular furtado. Contatar a operadora do celular também é importante para impedir que o criminoso tenha acesso à conexão de internet pelo celular.

Por isso, ao ligar para a empresa de telefonia, basta solicitar a desativação do chip SIM e o bloqueio do IMEI, aquele código que você anotou algumas dicas atrás. Sem poder fazer ou receber chamadas e mensagens SMS, as chances de fraudes, inclusive contra seus contatos, são reduzidas.

Outro passo importante é trocar as senhas e deslogar as redes sociais do aparelho. Essa ação fará com que o criminoso perca o acesso aos aplicativos. Todas as dicas podem ser acessadas pela cartilha do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, disponível no link.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!