VÍDEO: Câmera flagra rastro de fogo de lixo espacial cortando o céu de Juiz de Fora

rastro de fogo de lixo espacial em juiz de fora
Rastro de fogo de lixo espacial foi visto em céu de Juiz de Fora, na segunda-feira (Reprodução/@tempoeclimajf/Instagram)

Um rastro de fogo de lixo espacial (meteorito) foi visto cortando o céu no topo do Morro do Cristo, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. A câmera do projeto Tempo e Clima JF registrou o fenômeno, que aconteceu às 18h48 dessa segunda-feira (19).

Segundo o site de climatologia, dois meteoritos foram vistos na mesma região. O Tempo e Clima JF possui uma câmera que registra o céu durante todo o dia. Dessa forma, o projeto conseguiu compartilhar nas redes sociais o registro do meteorito caindo.

Em entrevista ao G1, um dos gerenciadores do site, o entusiasta em astronomia Ruan Victor explicou que o fenômeno visto no céu de JF se trata de um rastro de fogo de lixo espacial. O material é proveniente de restos de foguetes e satélites que não funcionam e orbitam a Terra.

De acordo com Ruan, esses restos são atraídos e queimam ao entrarem em contato com a atmosfera e se despedaçam em grandes pedaços. O entusiasta contou que a câmera do site não conseguiu registrar o outro meteorito, mas que os moradores da região conseguiram vê-lo.

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ recebe um dos responsáveis por uma das maiores febres de Belo Horizonte: o Xeque Mate. Quem é de outros estados pode até achar que tem a ver com xadrez, mas o povo da capital mineira sabe que se trata de uma bebida. E o criador da receita, Gael Rochael, é nosso convidado desta semana.

A mistura refrescante de chá mate, rum, guaraná e limão surgiu como uma alternativa à tradicional cerveja dos rolês, a princípio apenas para agradar um grupo de amigos. Com o tempo, caiu nas graças do público, conquistou as prateleiras de supermercados e foi sucesso no Carnaval.

Agora, a bebida queridinha dos mineiros busca conquistar a galera de São Paulo e outros estados.

No Arreda pra Cá, Gael deu detalhes sobre a receita, comentou os boatos de que a marca estaria à venda e falou sobre a relação de amor por BH que ajudou a elevar o Xeque Mate. O episódio completo foi ao ar nessa terça-feira (19), confira:

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!