Médicos de MG alertam população em carta aberta: ‘Sistema de saúde pode sofrer colapso’

médicos-maca
Associação alerta para que a comunidade não relaxe em relação aos cuidados (Amanda Dias/BHAZ)

A Associação Médica de Minas Gerais publicou uma carta aberta à comunidade mineira, nesta terça-feira (23), em que fala do novo coronavírus. A nota (veja na íntegra abaixo) é um alerta sobre o aumento do casos de Covid-19. O comunicado foi feito juntamente ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais e ao Sindicato dos Médicos de Minas Gerais .

Na carta, a associação lembra que desde o início da pandemia, em março, a população vem passando por restrições, entretanto os cuidados devem continuar. “O momento é de continuar os cuidados, respaldados na ciência, com a higiene das mãos, uso de álcool em gel, máscaras e, sobretudo, evitar a aglomeração durante as festas de fim de ano”.

O corpo médico de Minas Gerais também lembra que “o sistema de saúde pode sofrer um colapso se a demanda por pacientes com coronavírus crescer”. Segundo eles, a vacina é uma realidade, mas ainda não temos ela. “Até lá, entidades médicas, profissionais da área de saúde, gestores das redes públicas e privadas estão unidos e tomando as medidas necessárias na luta contra a doença que já vitimou cerca de 1,69 milhões de pessoas em todo o mundo”.

Os órgãos responsáveis por pautar o trabalho dos médicos mineiros também pediram para que a comunidade não relaxe. “Pautados em orientações científicas, não relaxaremos! 2021 começa com o mesmo desafio: vencer a Covid-19! Contamos com cada um de vocês!”.

Minas superou 500 mil casos

O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontou que o estado superou a marca de 500 mil casos de Covid-19. Na informação divulgada ontem (22), o relatório mostrou que o estado registrou 503.700 casos confirmados. Ademais, Minas totaliza 11.258 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Nas últimas 24 horas até a divulgação do boletim, 4.201 casos de Covid-19 foram confirmados no estado mineiro. A Secretaria de Estado de Saúde também registrou o total de 23 mortes, dentro dessas 24 horas. O estado ainda acompanha 38.287 casos, e 454.155 pessoas já se recuperaram da doença.

Nota da Associação Médica de Minas Gerais

A Associação Médica de Minas Gerais, Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, em concordância com as medidas adotadas pelas autoridades sanitárias, reiteram o alerta à comunidade sobre o aumento dos casos da Covid-19. Desde março, a população passa por restrições. Mas o momento é de continuar os cuidados, respaldados na ciência, com a higiene das mãos, uso de álcool em gel, máscaras e, sobretudo, evitar a aglomeração durante as festas de fim de ano. O sistema de saúde pode sofrer um colapso se a demanda por pacientes com coronavírus crescer. A vacina é uma realidade, mas ainda não nos alcançou! Até lá, entidades médicas, profissionais da área de saúde, gestores das redes públicas e privadas estão unidos e tomando as medidas necessárias na luta contra a doença que já vitimou cerca de 1,69 milhões de pessoas em todo o mundo. Pautados em orientações científicas, não relaxaremos! 2021 começa com o mesmo desafio: vencer a Covid-19! Contamos com cada um de vocês!

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!