Vacinação: Minas deve receber doses para imunizar crianças contra Covid ainda este mês

vacina criança
Doses são destinadas às crianças de 5 a 11 anos (Marcus Ferreira/Agência Minas)

Minas Gerais deve receber a primeira remessa de doses da vacina contra a Covid-19 destina a crianças ainda em janeiro. Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (6), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que a expectativa é receber 370 mil doses a partir do dia 13 de janeiro, para a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos. As remessas seguintes estão programadas para os dias 20 e 27 de janeiro. “Imediatamente iremos encaminhar as doses aos municípios”, informou.

O secretário de Saúde também explicou que os grupos mais vulneráveis serão vacinados primeiro, seguindo depois a idade, em ordem decrescente. “A ordem será para crianças com comorbidades, com deficiência permanente, indígenas e quilombolas, e depois o grupo de 11 até 5 anos”, detalhou.

Minas Gerais deve receber 2 milhões de doses da vacina pediátrica da Pfizer até o fim de março, caso a distribuição do Governo Federal siga o planejado. Assim, a vacinação de todas as crianças, ao menos com a primeira dose, deve ser feita até essa data. “Espero que os pais percebam que é importante vacinar e levem toda criança para tomar a vacina, porque ela é segura”, reforçou o secretário Fábio Baccheretti.

Belo Horizonte

Em BH, um esquema já foi montado e a intenção é vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos em uma semana. A vacinação das 193 mil crianças depende, como de costume, da quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. “Se recebermos do Ministério da Saúde este quantitativo total de doses, vamos vacinar todas as crianças em sete dias”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado.

Caso o quantitativo de doses enviado pelo Ministério da Saúde seja inferior à quantidade de crianças de 5 a 11 na capital, o plano é fazer a convocação das crianças e aplicar o imunizante de forma escalonada, como vem acontecendo desde o início da vacinação contra a Covid.

Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!