Minas ainda não vai estender aplicação da 4ª dose para toda a população, diz secretaria

quarta dose
Segundo a SES-MG, a quarta dose continuará sendo aplicada apenas em pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos (Myke Sena/Ministério da Saúde)

O Governo de Minas não vai aplicar a quarta dose de imunizantes contra a Covid-19 em toda a população, ao menos por enquanto. Segundo a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde), a segunda dose de reforço continuará sendo aplicada apenas em pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos. Entram nesse grupo pacientes com HIV ou pessoas que passaram por um transplante, por exemplo.

O estado deve esperar o aval do Ministério da Saúde para reforçar a imunização. Nessa segunda-feira (7), o ministro Marcelo Queiroga disse em entrevista que a pasta ainda está estudando o uso da 4ª dose e que “ainda não avalia aplicar” o reforço na população geral neste momento.

Segundo a SES-MG, os municípios já foram orientados a seguirem o esquema vacinal que determina “uma dose de reforço da vacina Covid-19 para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de quatro meses”.

A pasta ainda lembra que, segundo o Ministério da Saúde, “não existem dados suficientes no Brasil para a recomendação de uma 4ª dose para a população geral, exceto imunocomprometidos”.

Então quem pode receber a 4ª dose?

De acordo com a 12ª edição do PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19), entende-se por pessoas com alto grau de imunossupressão grupos nas seguintes condições:

  • Imunodeficiência primária grave;
  • Quimioterapia para câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/AIDS;
  • Uso de corticóides em doses de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais;
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
  • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
  • Pacientes em hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Vacinação em BH

Nesta quinta-feira (10), a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) realiza a aplicação da 4ª dose para pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão, que tenham tomado a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses. Confira o calendário de vacinação dos próximos dias:

Dia 10/02, quinta-feira: 

  • quarta dose para pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão, cuja dose adicional tenha sido há pelo menos 4 meses.
  • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação.

Dia 11/02, sexta-feira: 

  • dose de reforço para pessoas de 39 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses.
  • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação.
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!