Minas amplia campanha de vacinação contra gripe para população geral

Vacinação
Ampliação contempla o público desde os 6 meses de idade (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Após orientação do Ministério da Saúde, Minas Gerais vai ampliar a campanha de vacinação contra a gripe para a população geral, indo além dos grupos prioritários, a partir desta sexta-feira (9). A ampliação contempla o público desde os 6 meses de idade, e vale enquanto durarem os estoques de vacina nos municípios. 

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) reforça que a estratégia de vacinação e as unidades de saúde em que a imunização é realizada são definidas pelas gestões municipais. Ainda segundo a pasta, o estado “segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e reforça a importância do alcance da meta de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde nos grupos prioritários elencados para a vacinação”.

O Ministério da Saúde orientou a ampliação da campanha no último sábado (3). “Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe, que também pressionam o nosso sistema de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Em todo o Brasil, a campanha de imunização conta com mais de 80 milhões de doses de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan. Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público alvo, que foi contemplado em três etapas. Até agora, 34,2 milhões de pessoas estão imunizadas, o que representa cerca de 42% dos grupos prioritários.

Vacinação em BH

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou, nesta segunda-feira (5), que recebeu a orientação da SES-MG para a ampliação da campanha. De acordo com a administração municipal, até sexta-feira, serão mantidos os grupos já contemplados. Após esta data, a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) fará a ampliação do público de forma gradual.

“As estratégias estão sendo definidas. Considerando dados até o dia 29 de junho, a cobertura vacinal contra a gripe atingiu 47,5% de todos os grupos contemplados nas três etapas da campanha, que totalizam cerca de 1,120 milhão de pessoas. A cobertura indicada para garantir proteção de toda população é de 90%”, completa a prefeitura.

A PBH reforça que o público contemplado que não compareceu aos locais de vacinação ainda pode se imunizar. A vacina está disponível na Droga Clara e na Drogaria Araujo, além dos centros de saúde. Nas drogarias, são distribuídas senhas, sendo uma por usuário. O horário é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados o horário será das 8h às 12h.

Os endereços estão disponíveis neste link. Já os centros de saúde e os horários de funcionamento estão disponíveis aqui. A prefeitura lembra que, por medida de segurança, pessoas que receberam qualquer outra vacina precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!