Minas começa a distribuir 860 mil novas doses da AstraZeneca

distribuição vacinas
O 26º lote que chegou ao estado conta com 862.000 doses da AstraZeneca, destinadas às 28 regionais de Saúde (Fábio Marchetto/Agência Minas)

Uma nova remessa de vacinas começou a ser distribuída em Minas Gerais nesta quarta-feira (23). O 26º lote, que chegou ao estado na segunda-feira (21), conta com 862.000 doses da AstraZeneca que estão sendo destinadas às 28 Unidades Regionais de Saúde.

A distribuição começou às 7h, com o envio de mais de 33.500 doses para a Unidade Regional de Uberaba, no Triângulo Mineiro. No período da tarde, a entrega dos imunizantes para as demais regionais vai partir da Central Estadual da Rede de Frio, em Belo Horizonte.

Reforço aos grupos prioritários

As 862.000 doses da AstraZeneca reforçam a vacinação dos grupos prioritários e serão destinadas à aplicação da segunda dose dos idosos entre 60 e 64 anos e das Forças de Segurança e Salvamento.

Até o momento, Minas Gerais já recebeu 12.661.504 doses de vacinas contra a Covid-19. Elas já imunizaram 6.609.738 mineiros com a primeira dose e 2.652.751 com as duas doses da vacina. Todas as informações sobre a vacinação em Minas podem ser consultadas no Painel Vacinômetro criado pelo governo do estado.

Zema explica distribuição em Minas

Após a polêmica envolvendo o repasse de doses das vacinas para Belo Horizonte, o Governador de Minas, Romeu Zema, usou as redes sociais para explicar a distribuição de doses das vacinas no estado. (veja aqui)

“Vamos deixar claro uma coisa: as vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde, que determina o percentual destinado a cada grupo. Ao Governo do Estado cabe fazer a distribuição para 853 cidades de Minas. À cidade cabe realizar a aplicação com controle dos grupos”, twittou Zema.

Em coletiva realizada nessa terça-feira (22), o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, explicou os motivos pelos quais Belo Horizonte ter recebido menos doses que o esperado. “Cada remessa de vacina vem carimbada”, disse. De acordo com ele, com essa base, o governo olha a proporção do grupo de cada cidade vacinado e encaminha os imunizantes.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!