Minas deve liberar volta às aulas em regiões que estão na onda vermelha

gov minas avalia volta aulas
Avaliação é feita a partir dos índices da Covid no Estado (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (25), que avalia um possível retorno das aulas presenciais nas regiões do estado que estão na onda vermelha do Minas Consciente. A partir de análise técnica, o Comitê Extraordinário Covid-19 deve publicar um ato normativo recomendando e regulamentando as hipóteses de retorno em conformidade com os protocolos sanitários do programa.

“Todo o processo de retomada das aulas presenciais em Minas Gerais está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e os indicadores do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Segundo o governo, alguns indicadores fornecem subsídios para a decisão de retomada. Entre eles, o fato de que, comparada com outras faixas etárias, a de 0 a 18 anos é uma das menos atingidas por casos de Covid-19 em Minas Gerais.

Apenas 7,4% dos casos confirmados e 0,2% dos óbitos estão neste grupo. Ao longo da pandemia, apenas 2,7% das crianças e jovens necessitaram de internação e a letalidade é de 0,18%.

Redução de internações

Outros indicadores também foram considerados para subsidiar a recomendação do Coes (Centro de Operações de Emergência de Saúde). Segundo o grupo, houve redução de 13% nas solicitações gerais para internação nas últimas quatro semanas. Já a taxa de incidência da doença caiu 3% nos últimos 14 dias e 14% nos últimos sete dias. 

Além disso, o comitê citou ainda o avanço na cobertura vacinal entre os idosos, com diminuição de óbitos e internações na faixa etária maior de 60 anos, e também a continuidade da vacinação de professores.

Retomada ampliada

A retomada já estava permitida, desde segunda-feira (21), em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Na reunião de hoje, Coes deu parecer favorável  à retomada das aulas presencias também em municípios que ainda se encontram na onda vermelha do plano.

Porém, o Coes não aprovou o retorno nas macrorregiões que se encontram na classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável. Estão neste estágio as macrorregiões Centro-Sul, Leste do Sul, Nordeste, Oeste e Sul. A retomada também será suspensa caso o estado volte para a onda Roxa do plano.

Vale do Aço e Sudeste permanecem na onda amarela, enquanto Centro, Jequitinhonha, Leste, Noroeste, Norte, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul seguem na onda vermelha.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!