Minas já aplicou mais de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 em crianças

criança vacinada
Casos no estado estão em queda (Cristiano Machado/Imprensa MG)

Minas Gerais ultrapassou, nesta quarta-feira (9), a marca de 1 milhão de doses pediátricas da vacina contra a Covid-19 aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. Em quase dois meses de campanha, a cobertura vacinal dos pequenos alcançou 56% do público infantil com a primeira dose. Além disso, cerca de 49 mil crianças já receberam a segunda dose da vacina, totalizando 2,6% do público-alvo com duas dosagens.

Os dados são do Vacinômetro da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). A pasta esclarece que o número pode ser maior, já que muitas prefeituras ainda não enviaram ou estão enviando gradualmente os dados de vacinação ao governo estadual. Aproximadamente 1,8 milhão de meninos e meninas de 5 a 11 anos estão aptos a receber a dose da vacina contra a Covid-19 no estado.

‘Única saída’

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, destacou a eficácia dos imunizantes e a importância da vacinação infantil para garantir a saúde dos pequenos. “A vacina é segura, tanto Pfizer quanto Coronavac. É a única saída para a pandemia”, disse.

“Temos muitas doses disponíveis e muitas crianças ainda não foram tomar. Não acreditem em fake news, acreditem em informação de verdade. Vacinem as crianças para protegê-las”, enfatizou.

O secretário também ressaltou o ritmo da vacinação infantil no estado. “No começo, houve alguma desconfiança, mas, à medida que foi havendo uma grande procura, as pessoas foram constatando que não havia nada de grave. Desta forma, os pais ou responsáveis se sentiram mais seguros. Já aplicamos um milhão de doses em crianças e não tivemos nenhum evento adverso grave. Ou seja, a vacina é segura”, disse.

Com apoio da SES-MG e dos profissionais de saúde, prefeituras estão se empenhando na realização de mutirões e campanhas de divulgação da importância das vacinas para que as crianças fiquem protegidas contra o vírus.

Situação da pandemia no estado

Nas últimas 24 horas, foram diagnosticados 8.775 novos casos de Covid-19 em Minas Gerais, com 80 óbitos causados pela doença no período. Os dados apresentam um arrefecimento da pandemia no estado. Um mês atrás, foram 26.705 casos identificados em 24 horas, com 125 mortes pela Covid-19.

Ao todo, já são mais de 16 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses ou com a dose única da vacina. Mais de 7 milhões já receberam também ao menos uma dose de reforço do imunizante. As autoridades reforçam a importância da população ficar atenta ao calendário de vacinação divulgado pelas prefeituras, para tomar todas as doses indicadas.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!