Minas soma 11 casos confirmados da variante Delta, dois deles em BH

coronavírus
Segundo a SES-MG, ainda não é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante Delta no estado (IMAGEM ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Unsplash)

Até o momento, Minas Gerais já notificou 11 casos confirmados da variante Delta, segundo divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) nesta quarta-feira (11). Desses, dois foram registrados em Belo Horizonte, em pacientes com 12 e 14 anos.

Na região metropolitana de BH, um caso foi notificado em Itabirito. Os municípios de Unaí, na região noroeste de Minas, e Divino, na Zona da Mata, somam dois casos confirmados cada um. Os demais registros são de Juiz de Fora, Virginópolis, Montes Claros e Carangola.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), essa linhagem do coronavírus requer preocupação dos órgãos de saúde mundiais, já que ela tem maior nível transmissibilidade. Além disso, estudos ainda não conseguiram comprovar a efetividade dos imunizantes disponíveis até o momento contra a variante Delta. 

A SES esclarece que os casos continuam sendo investigados junto aos municípios, para que seja possível avaliar o histórico dos pacientes e seus contatos. De acordo com a secretaria, ainda não é possível afirmar se existe transmissão comunitária da variante Delta no estado.

Monitoramento rigoroso

Para controlar a disseminação da Delta em Minas Gerais, a SES-MG reforça que tem ampliado as ações de vigilância do coronavírus e realizado um monitoramento rigoroso dos casos suspeitos da variante. O acompanhamento em tempo real está sendo realizado em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e com a Funed (Fundação Ezequiel Dias).

Dessa forma, as variantes que circulam em Minas são monitoradas semanalmente através de amostragens coletadas em nove unidades regionais de saúde. Ao todo, são 180 amostras analisadas por semana.  

Através de um painel criado pelo governo estadual, é possível acompanhar os tipos de variante ou linhagem que foram identificadas, além do município de ocorrência e o número de amostras analisadas em cada região.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!