Minas tem 32 novas mortes e ultrapassa 740 mil infectados por Covid-19

samu área hospitalar
Quase 60 mil pessoas já precisaram de atendimento médico intensivo no estado (Amanda Dias/BHAZ)

Trinta e duas novas mortes por Covid-19 foram registradas nas últimas 24 horas em Minas Gerais – levando para 15.126 o número de pessoas que perderam a vida para a doença no estado. O número é baixo se comparado com a sequência de recordes registrados no último mês, mas ainda preocupa. Além dos óbitos, o estado já ultrapassou a marca dos 740 mil infectados e tem outros 61 mil casos em acompanhamento.

Os dados são do boletim epidemiológico mais recente, divulgado nesta terça-feira (2), pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). De acordo com o levantamento, a maioria esmagadora das mortes foi entre pessoas com 60 anos ou mais. Os homens também são maioria entre as mortes no estado – uma mudança de padrão com relação às infecções, grupo no qual há mais diagnósticos da doença.

Dos que perderam a batalha contra a Covid-19, 73% sofriam com alguma comorbidade – dentre as quais as doenças do coração e o diabetes lideram a lista e acendem mais alertas. As pessoas que sofrem dessas comorbidades têm maior chance de adquirir um quadro grave caso contraiam o vírus e, como consequência, entrarem para a lista de quase 60 mil pessoas que já precisaram de internação no estado.

Vacinômetro

Depois de meses acompanhando atualizações preocupantes dos boletins epidemiológicos, os mineiros agora têm uma pontinha de esperança à qual se ater: a contagem de vacinas distribuídas no estado. Ao todo, já foram 176,777 mil pessoas imunizadas no estado. A maioria são trabalhadores da área da saúde, mas a vacina também já foi aplicada em mais de 11 mil idosos em instituições de longa permanência e milhares de pessoas residentes em terras indígenas, além de quase mil pessoas com deficiência.

Além disso, quase meio milhão de doses da vacina já foram distribuídas entre as regionais de saúde do estado. A distribuição do imunizante em Minas começou há menos de 15 dias, quando uma operação histórica, que mobilizou todas as forças de segurança do estado, entregou a primeira remessa de doses em menos de 24 horas. Desde então, os imunizantes têm sido distribuídos à medida em que chegam ao estado.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!