Minas é 3º estado com mais casos confirmados da ômicron, aponta Ministério da Saúde

29/12/2021 às 11h29
ômicron mg
Minas contabiliza 130 casos confirmados da variante, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Amanda Dias/BHAZ)

Um balanço divulgado nessa terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde coloca Minas Gerais em uma posição que requer bastante atenção. Atrás apenas de São Paulo e Goiás, Minas é o terceiro estado do Brasil com mais casos da ômicron, nova variante do coronavírus.

Segundo dados da SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde), o estado contabiliza 130 casos confirmados da variante. O levantamento foi divulgado ontem (28) e, de acordo com a pasta, já é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante em Minas (veja abaixo).

Ainda de acordo com o balanço, só em Belo Horizonte, 85 casos foram notificados. O segundo município com mais registros positivos é Extrema, no Sul de Minas, que contabiliza 19 casos. Além das notificações confirmadas, a SES-MG ainda monitora outros 14 registros que apresentaram suspeita para a nova variante.

Confira a lista de municípios com casos da ômicron:

  • Belo Horizonte: 85 casos;
  • Extrema: 19 casos;
  • Betim: quatro casos;
  • Lagoa Santa: quatro casos;
  • Itaúna: três casos;
  • Lavras: três casos;
  • Contagem: dois casos;
  • Passa Quatro: dois casos;
  • Três Pontas: dois casos;
  • Varginha: dois casos;
  • Campos Gerais: um caso;
  • Passos: um caso;
  • Sete Lagoas: um caso;
  • Maria da Fé: um caso.

Transmissão comunitária

Entre os casos positivos da ômicron em Minas, há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional ou contato com algum viajante que tenha chegado do exterior. Depois de investigar o número de confirmações e a distribuição dos casos pelo território, a SES-MG conseguiu constatar a transmissão comunitária da doença.

Segundo a secretaria, os pacientes que testaram positivo para a variante têm idades entre cinco e 68 anos, com uma média de 36 anos. São 69 mulheres infectadas e 60 homens, além de um caso que ainda não possui essa informação.

A SES-MG garante que “todos os casos são leves, não havendo necessidade de internação hospitalar, apenas com isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários”.

Editado por: Giovanna Fávero

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
InstagramLinkedIn

Larissa Reis

Email: [email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ