Governo de Minas vai construir ponte com mais de um quilômetro sobre o rio São Francisco

ponte rio são francisco
A estrutura contará com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura, além de um acesso de aproximadamente 3 km (Seinfra/Divulgação)

Uma das maiores pontes de Minas será construída sobre o Rio São Francisco, na MG-402, localizada no Norte de Minas Gerais. A estrutura vai contar com mais de um quilômetro de extensão e 13,8 metros de largura, além de um acesso de aproximadamente três quilômetros.

Segundo o Governo de Minas, serão investidos cerca de R$ 113 milhões no projeto, recursos pagos a partir do Termo de Reparação pago pela Vale que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens em Brumadinho.

“A construção de uma ponte de mais de mil metros não é uma tarefa fácil, uma vez que ela possui outras características que a tornam grandiosa como um vão de navegação de 240 metros, outros vãos menores de 40 metros e pilares centrais de 15 metros de altura” explica o diretor-geral do DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), Robson Santana.

Atualmente no Norte de Minas, a travessia do rio São Francisco vem sendo realizada por meio de balsas, que dependem das condições climáticas e da capacidade fluvial do rio para realizarem o transporte de cargas e de veículos de passeio. Com a construção da ponte, a expectativa é de que a circulação de mercadorias do setor agropecuário entre as regiões Norte e Noroeste de Minas seja facilitada.

A obra também deverá ampliar o acesso das cidades norte mineiras ao Distrito Federal, além de facilitar o escoamento da produção dos estados de Goiás e Mato Grosso para o Nordeste brasileiro.

Obras começam já no ano que vem

A ponte que liga São Francisco ao município de Pintópolis é uma demanda antiga dos moradores da região, que reivindicam a obra desde os anos 1950, época em que Juscelino Kubitschek ainda era candidato ao Governo Mineiro. Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, o projeto deve sair do papel já nos próximos meses, e a expectativa é que a obra fique pronta até o final de 2023.

“Esperamos começar os serviços no início de 2022, com a fase de mobilização que consiste na contratação de mão de obra, deslocamento de máquinas e montagem do canteiro de obras e nossa meta é concluí-la em 24 meses”, disse.

Com Seinfra

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!