O Ministério da Saúde liberou R$ 44 milhões para a abertura de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 14 estados. Minas Gerais foi um dos contemplados e vai receber o reforço de 36 leitos, distribuídos em hospitais de quatro municípios. Os leitos serão exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19, que têm encarado altas demandas, superlotação e filas para conseguir tratamento em várias regiões do país.
A abertura de 1.031 novos leitos foi autorizada em Portaria publicada na edição desta segunda-feira (29) do Diário Oficial da União.
“Fica estabelecido recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus, a ser disponibilizado aos estados e municípios, em parcelas mensais, no montante de R$ 44.016.000,00 (quarenta e quatro milhões e dezesseis mil reais)” diz o documento.
Desta vez, a verba será direcionada a 14 estados. Serão 991 leitos adultos e 40 pediátricos. O Rio de Janeiro aparece no topo da lista dos que mais vão abrir vagas – serão 465 vagas para adultos, ao todo. Na sequência vem o Paraná com 156 leitos para adultos e 5 pediátricos e Alagoas com 141 para adultos.
Em Minas
Para Minas Gerais, serão direcionados, ao todo, 36 leitos de UTI adulto. Eles serão entregues a quatro municípios de regiões diferentes. Confira a lista abaixo:
Alfenas (Sul): 10 leitos para a Santa Casa
Almenara (Jequitinhonha): 10 leitos para o Hospital Municipal Deraldo Guimarães
Araguari (Triângulo Mineiro): 10 leitos para a Santa Casa
Santa Luzia (região metropolitana de BH): 6 leitos para o Hospital Municipal São João de Deus
A verba total inclui ainda a entrega de leitos de UTI pediátrica a alguns estados, mas, nesta primeira remessa, nenhum será para Minas.
Com Agência Brasil













