Ministério Público vai investigar morte de homem baleado três vezes por policial militar em Contagem

abordagem pm contagem
Policiais envolvidos na abordagem estão sob custódia (Reprodução/Redes sociais)

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) vai investigar o caso do homem de 29 anos morto a tiros por um policial militar em uma ocorrência na Vila Barraginha, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite desse sábado (16). O pedido foi feito pela OAB/MG (Ordem de Advogados do Brasil de Minas Gerais), que também acompanha o caso.

A investigação será conduzida pela 11ª Promotoria de Justiça de Contagem, com atribuição na Defesa dos Direitos Humanos e Controle Externo da Atividade Policial. Imagens gravadas por testemunhas exibem o momento da abordagem policial. Com as mãos para cima, a vítima é conduzida para trás de uma van e é baleada três vezes.

Após uma denúncia dos moradores que presenciaram a cena, a Comissão de Direitos Humanos da OAB acionou o MP e a Ouvidoria da Polícia Militar de Minas Gerais para apuração dos fatos. “A CDH da OAB-MG acompanhará os desdobramentos, requer apuração e lamenta a morte do cidadão nesta ação policial”, diz nota enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra).

O que diz a PM?

Segundo a major Layla Brunella, porta-voz da PM em Minas Gerais, o homem tinha passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Na versão da PM, os policiais teriam sido chamados para atender a uma denúncia de ameaça e agressão, mas ele “reagiu à prisão” e deu um tapa na direção de um dos agentes na tentativa de desarmá-lo.

“Não há por parte da nossa guarnição, dos policiais presentes no local, qualquer tipo de exagero na abordagem”, disse em coletiva de imprensa exibida pelo Fantástico nesse domingo (17). Ainda conforme a matéria, a Comissão de Direitos Humanos da OAB recebeu relatos de que os policiais não receberam a propina que traficantes da região estavam devendo, o que teria motivado a morte do homem.

A Polícia Civil informa que as investigações ficarão a cargo da Delegacia Especializada de Homicídios do município. Até o momento, ninguém foi preso (leia a nota abaixo na íntegra).

Em contato com o BHAZ, a prefeitura de Contagem informa que o homem já chegou morto ao hospital, às 23h55, “vítima de várias PAFs (perfuração por arma de fogo)”. O corpo foi encaminhado ao necrotério e retirado para o IML (Instituto Médico Legal) às 10h da manhã desse domingo (17).

Nota da OAB/MG na íntegra

“A Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG recebeu na manhã deste domingo (17/7) denúncia de moradores da Vila Barraginha em Contagem, sobre uma um operação policial que culminou na morte de uma pessoa na noite de sábado (16/7).

Desde então, a CDH acompanha o caso, acionou o Ministério Público e a Ouvidoria da PMMG para apurar os fatos.

Na tarde deste domingo, o ouvidor-geral de polícia do Estado, Paulo Alkmin, em resposta a Comissão de Direitos Humanos, disse que os militares que estavam na ação foram identificados e estão sob custódia.

A CDH da OAB-MG acompanhará os desdobramentos, requer apuração e lamenta a morte do cidadão nesta ação policial.”

Nota do MPMG na íntegra

“A 11ª Promotoria de Justiça de Contagem, com atribuição na Defesa dos Direitos Humanos e Controle Externo da Atividade Policial, irá instaurar, nesta segunda-feira, 18 de julho, Procedimento Investigatório Criminal para apurar os fatos relativos ao caso mencionado.”

Nota da Polícia Civil na íntegra

“Sobre os fatos registrados ontem (17/7), em Contagem, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que as investigações ficarão a cargo da Delegacia Especializada de Homicídios do município. Até o momento, não houve prisão e mais informações serão repassadas em momento oportuno.”

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!