Moradores de Bento Rodrigues protestam contra projeto da Fundação Renova de novo vilarejo: ‘Palhaçada!’

Moradores protestam contra a Fundação Renova em obra de novo Bento Rodrigues
Moradores protestam contra a Fundação Renova em obra de novo Bento Rodrigues

Moradores de Bento Rodrigues protestaram contra a Fundação Renova em evento para apresentação de parte das obras do vilarejo. Em meio a atraso nas entregas, os atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco, mineradora formada pelas gigantes Vale e BHP Billiton, queixaram-se do projeto. “Palhaçada!”, “Não trabalha direito”, reclamaram vítimas do desastre de 2015 que matou 19 pessoas em Mariana, região Central de Minas Gerais.

O evento foi convocado para a celebração de um Termo de Compromisso entre Fundação Renova e Prefeitura de Mariana, para o oferecimento de serviços públicos ao futuro distrito.

Vídeo feito pela equipe do BHAZ mostra o momento em que os moradores reunidos em evento para apresentação do vilarejo para a imprensa protestaram contra a Renova. “Cadê o bar da Sandra? Cadê o meu trabalho”, questionou Sandra Domertides Quintão, dona de estabelecimento em Bento Rodrigues que foi devastado pelo mar de lama resultante do rompimento da barragem. O bar e restaurante que servia comida mineira ficou encoberto pela lama e Sandra ficou conhecida por ajudar a salvar outros moradores do vilarejo.

Outro morador também queixou-se do projeto do novo Bento Rodrigues. “Lá, eu colhia alface, colhia almeirão, colhia tomate. Comia de um tudo. Agora a gente tem que comprar tudo. E a Renova fica nessa safadeza”, queixou-se vítima da lama.

Carlos Vaz de Melo Tanus, diretor de Obras da Fundação Renova, diz que a pandemia e a personalização das casas de acordo com os gostos das vítimas contribuíram para o atraso das entregas. “O processo foi bastante participativo. As pessoas escolheram os terrenos e cada casa tem acabamento personalizado”, afirma.

Inicialmente, as obras deveriam ter sido entregues em março de 2019. A pedido da Fundação Renova a entrega foi adiada para agosto de 2020, depois para fevereiro de 2021. Agora a previsão é que os primeiros moradores se mudem para o novo Bento Rodrigues só nos primeiros meses de 2023. Ou seja, mais de sete anos após o desastre que vitimou 19 pessoas, o projeto sequer saiu totalmente do papel, o que resultou em protesto de moradores contra a demora e o formato da entrega do projeto de Bento Rodrigues.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!