MP pede suspensão de habeas corpus concedido a médico envolvido na morte do menino Paulo Pavesi

pavesi
Os médicos foram condenados pela morte do menino em abril de 2000, em Poços de Caldas, no Sul de Minas (Imagem de arquivo)

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de suspensão do habeas corpus concedido ao médico Álvaro Ianhez – envolvido na morte do menino Paulo Veronesi Pavesi, em 2000. O órgão também pede o cumprimento imediato da pena de 21 anos e oito meses de prisão, aplicada pelo Tribunal do Júri.

A condenação foi determinada no dia no dia 14 de abril deste ano e suspensa no fim do mesmo mês após uma decisão do ministro Rogério Schietti Cruz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Para o MPMG, o não cumprimento da pena afronta “a memória da vítima e a dignidade de seus familiares, e, em juízo prospectivo, coloca em dúvida a credibilidade do Sistema Nacional de Transplantes”.

Álvaro Ianhez foi condenado pela morte do menino em abril de 2000, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A criança, na época com 10 anos, teve a morte precipitada na Santa Casa de Misericórdia ao ter órgãos retirados. O caso, que grande repercussão na época, deu origem à investigação sobre a Máfia dos Transplantes.

MP pede reavaliação

Em uma primeira análise, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, afirmou que a decisão do STJ não trazia “grave risco à ordem pública”. O Ministério Público Federal então pediu, nessa segunda-feira (30), o reestabelecimento da decisão do Tribunal do Júri ou uma discussão do caso no plenário do Supremo.

Outros dois médicos envolvidos no caso já foram condenados, em janeiro de 2021, a 25 anos de prisão, mas conseguiram habeas corpus no STJ para aguardar a fase de recurso em liberdade. Um outro profissional da saúde, julgado na mesma data, foi absolvido.

O BHAZ procurou a defesa de Álvaro Ianhez que disse, por meio do escritório de advocacia, que não vai se pronunciar sobre o caso.

Com MPMG

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!