Vídeo: Mulher interrompe Zema e o chama de ‘genocida’ e ‘mentiroso’ em evento da PM em BH

Mulher insulta Zema
Depois de retomar a fala, Zema comentou sobre os protestos (Deborah Lima)

Uma mulher invadiu um seminário da Polícia Militar em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (27), e interrompeu a fala do governador Romeu Zema (Novo) para chamá-lo de “genocida” e “mentiroso”. Ela ainda disse que o mandatário não combate a violência contra as mulheres. Logo na sequência, Zema se pronunciou a respeito da manifestação e disse que a atitude “em vez de tirar os ânimos” dele, “dá muito mais energia para continuar”.

“O senhor promete reuniões e não cumpre. Não combate a violência contra a mulher porque acha que ela é inerente ao homem”, gritou. A manifestante, ainda não identificada, fez referência a uma fala do governador feita em 2020, quando ele disse que a violência contra a mulher é “um instinto natural do ser humano”. Posteriormente, o Governo de Minas explicou o que ele quis dizer (relembre aqui).

A mulher foi levada do local por organizadores do evento. Depois de retomar a fala, Zema comentou sobre os protestos. “Até completando a fala desta senhora, acho que nenhum governo investiu tanto no combate contra a violência feminina. E faz parte de uma democracia nós termos esse tipo de demonstração”, disse.

“Me parece que, num ano eleitoral, existe muita ação política, muitos ataques desta natureza. Mas quero deixar claro a todos que, em vez de tirar os meus ânimos, me dá muito mais energia para continuar”, continuou o governador, que foi aplaudido pelos policiais militares.

Após o evento, o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, comandante da PM, comentou sobre a manifestação. “Estamos em um processo democrático e ainda vamos averiguar o que aconteceu. O que ela falou é uma falácia, é incorreta a fala, foi um ataque ao governador”, disse. O BHAZ também procurou o Governo de Minas e aguarda retorno.

Seminário da PM

Zema participava, nesta tarde, de um seminário sobre a utilização de Câmeras Operacionais Portáteis (COP) na PM. O governador anunciou aquisição de equipamentos para a implementação do projeto-piloto de utilização das câmeras, e também de armas não letais.

Para o projeto-piloto, o Governo de Minas adquiriu kits com 1.040 unidades de câmeras operacionais, 65 unidades de docas (equipamento para download e recarga para 6 câmeras simultâneas) e 1.040 pistolas de impulso elétrico, com o investimento de R$ 2,4 milhões do tesouro estadual.

Segundo Zema, os primeiros equipamentos serão distribuídos nos próximos meses, e serão enviados para as 19 Regiões da Polícia Militar. Nesta fase do projeto, serão, em média, 4 mil policiais usando o equipamento.

Ainda de acordo com o Governo de Minas, a expectativa é de que o equipamento otimize a atividade operacional e possibilite a integração ao sistema de “Olho Vivo”, melhorando a produção de provas usadas no processo de investigação e ação penal, além de garantir maior segurança na atuação policial.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!