PMs dão golpe de joelho no pescoço e imobilizam mulher com criança no colo em Minas

atuação PM Itabira
Vídeo circula pelas redes sociais mostrando atuação da PM (Reprodução/@afonsoborges/Twitter)

Uma mulher com uma criança no colo foi abordada e presa por policiais militares, em Itabira, na região Central de Minas Gerais, na noite dessa sexta-feira (5). O vídeo que mostra a ação circula pelas redes sociais e causou indignação pelo fato de ter sido aplicado o golpe do joelho no pescoço. Um procedimento administrativo foi instaurado pela corporação.

As imagens mostram o momento em que a mulher é abordada pelos policiais no centro da cidade mineira. Ela estava com duas crianças e uma delas, o maior, é afastado de perto dela. Na sequência, a mulher cai no chão é recebe o golpe no pescoço.

“Policiais militares de Itabira/MG prendem mulher com criança de colo e o aplicam golpe do joelho no pescoço que a polícia americana matou George Floyd. Vergonha, covardia”, escreveu o escritor e jornalista Afonso Borges ao divulgar o vídeo no Twitter.

Um outro vídeo mostra populares retirando a criança de colo da mulher para evitar que ela ficasse ferida. O menino mais velho tentou ajudar a mãe e foi contido pelas pessoas. “Calma filho. Ele vai te machucar”, disse uma testemunha.

PM explica

A PM foi procurada pelo BHAZ e disse que a corporação prendeu um casal em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e munições na cidade Itabira.

“Durante a abordagem foram apreendidas quatro munições caibre .32 com o homem. Para impedir a apreensão da arma de fogo que estava consigo, a mulher se agarrou a uma criança, usando-a como escudo humano e se recusando a largá-la”, afirmou a corporação em trecho da nota.

Com relação à atuação dos militares, um procedimento administrativo foi instaurado para apurar os fatos. A PM esclareceu ainda que uma touca ninja também foi apreendida com o casal.

‘Rapidez e rigor’

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, lamentou as cenas da abordagem e cobrou apuração com “rapidez e rigor”. “Manifesto minha repulsa diante das imagens de uma abordagem policial. Este não é o procedimento padrão das nossas escolas militares e do Comendo Geral da Corporação”, escreveu.

O chefe do Executivo municipal destacou que apoia uma PM “parceira da comunidade e que saiba lidar com situações limites”.

Nota da Polícia Militar

“A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que no início da noite dessa sexta-feira (05/11/21), na cidade de Itabira, região Central de Minas, realizou a prisão em flagrante de um casal por porte ilegal de arma de fogo e munições.

Durante a abordagem foram apreendidas quatro munições calibre .32 com o homem. Para impedir a apreensão da arma de fogo que estava consigo, a mulher se agarrou a uma criança, usando-a como escudo humano e se recusando a largá-la.

Além da arma de fogo e das munições, uma touca ninja também foi apreendida com o casal.

Sobre a atuação policial, a PMMG esclarece ainda que os fatos serão apurados pela instituição em procedimento administrativo”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!