Mutirão Direito a Ter Pai: Inscrições vão até sexta-feira

defensoria pública
Defensoria Pública realiza Mutirão Direito a Ter Pai (Divulgação/DPMG)

Com o objetivo de garantir direitos da paternidade, a Defensoria Pública de Minas Gerais realiza o Mutirão Direito a Ter Pai 2023. Os interessados em participar podem se inscrever até a próxima sexta-feira (6). Ao todo, 62 unidades da pasta participam da iniciativa que ocorre no dia 20 de outubro em todo o estado.

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), no ano passado 11.278 nascimentos não tiveram o nome do pai em Minas Gerais. Isso representa 4,71% dos registros.

Em 2023, o percentual aumentou. Até 31 de julho deste ano, 5,07% dos 145.884 registros foram feitos sem a paternidade em Minas Gerais.

Por isso, a necessidade do Mutirão Direito a Ter Pai que chega a 11ª. As pessoas podem fazer os tradicionais exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade/maternidade. Além disso, o reconhecimento socioafetivo, que é o reconhecimento jurídico da maternidade e paternidade com base no afeto sem que haja vínculo biológico entre as pessoas, estará disponível.

Entende-se que esse tipo de reconhecimento gera os mesmos efeitos daqueles que têm parentesco biológico. Seja para os pais ou para os filhos.

Os interessados em participar do Mutirão Direito a Ter Pai podem ter orientações jurídicas. Dúvidas relacionadas com pensão alimentícia, revisional de alimentos, direito de convivência, guarda e investigação de paternidade poderão ser resolvidas neste mutirão.

Para saber mais informações sobre como se inscrever, basta verificar o endereço e horário disponíveis neste link.

Edição: Roberth Costa
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!