Nascimento, casamento e óbito: Certidões podem ser solicitadas pelo celular em Minas Gerais; veja como

certidões podem ser emitidas online
Serviços podem ser solicitados online e cidadão recebe certidões em casa (Marciano Menezes/Agência Minas)

Agora é possível que os mineiros solicitem segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito pelo celular, sem precisar ir até um cartório. O serviço está disponível no MG App, o aplicativo oficial do Governo de Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), que reúne diversos serviços públicos para facilitar a vida dos cidadãos.

A novidade é fruto da parceria entre a Seplag-MG e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil), que cuida do serviço. Além do MG App, o portal www.cidadao.mg.gov.br também permite o pré-registro de nascimento, o que ajuda os responsáveis a antecipar o cadastro da criança antes do nascimento.

Com o aplicativo, o solicitante pode pedir a certidão e optar por recebê-la em casa ou retirá-la no cartório mais próximo. Para receber em casa, há uma taxa de entrega.

“Antes, para pedir a segunda via de uma certidão, a pessoa precisava ir ao cartório onde o registro foi feito, o que muitas vezes era em outra cidade. Era necessário levar documentos de identificação e informações sobre o registro original. Com o serviço digital do Governo de Minas, agora é muito mais fácil, rápido e confortável fazer essa solicitação”, diz Rodrigo Diniz, subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG.

Facilidade

“Precisava da segunda via da minha certidão de nascimento para meu processo de casamento no cartório. É ótimo poder resolver isso de maneira prática e segura. Escolhi retirar minha certidão no cartório mais próximo. O aplicativo é uma facilidade que ajuda muito na correria do dia a dia”, comenta Ana Paula Candelária, pedagoga.

Além da comodidade, o serviço eletrônico moderniza e digitaliza os serviços públicos em Minas Gerais, alinhando-se ao compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços para a população. “Desde que o serviço foi incluído nos canais digitais do Governo de Minas em 2021, mais de 40 mil certidões já foram solicitadas pelo MG App e pelo portal cidadao.mg.gov.br. O Estado está comprometido em melhorar e expandir a qualidade dos serviços, usando a tecnologia para que Minas avance cada vez mais”, diz Damião Rocha, diretor Central de Canais Digitais da Seplag-MG.

Como solicitar?

Para solicitar os documentos, basta baixar o aplicativo MG App, disponível para Android e iOS, ou acessar o site www.cidadao.mg.gov.br e fazer o login com o gov.br.

No menu principal, escolha “Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito”. Clique em “Emitir Certidão” e pesquise pelo nome e município, ou veja em “Minhas Certidões” as solicitações em andamento ou concluídas.

O solicitante pode optar por receber o documento em casa, pagando uma taxa de entrega, ou escolher um cartório para buscar a certidão. Todos os valores e o boleto para pagamento são informados no próprio aplicativo.

Para recém-nascidos, o responsável deve acessar “Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito” no MG App e escolher a opção “Pré-Registro de Nascimento”, inserindo os dados do bebê que está prestes a nascer. Depois do parto, basta confirmar os dados no cartório para emitir a certidão de nascimento. Algumas maternidades em Minas já têm um cartório dentro do hospital, permitindo que o bebê saia do hospital com o registro feito.

Com Agência Minas

Roberth R Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!