Pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo) renuncia ao cargo de chefe do Executivo do Estado, neste domingo (22), para concorrer às Eleições 2026. O vice, Mateus Simões (PSD), assume o posto de novo governador de Minas Gerais até dezembro deste ano.
A cerimônia de passagem de faixa ocorre em dois eventos na manhã de hoje. O primeiro deles, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ocorre a posse oficial de Simões, diante de deputados mineiros.
O segundo evento será no Palácio da Liberdade, local onde Zema escolheu para oficializar a sucessão, entregando o Colar da Inconfidência a Mateus Simões.
Quem é Mateus Simões, que assume Governo de Minas
Nascido em Gurupi, no Tocantins, Mateus Simões tem 45 anos e foi eleito vice-governador de Minas Gerais no primeiro turno das eleições de 2022, ao lado de Zema. Formou-se em direito pela Faculdade Milton Campos, em Belo Horizonte, com mestrado em Direito Empresarial.
No primeiro mandato do governador Romeu Zema, Simões atuou como secretário-geral de governo após deixar o mandato de vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Carreira
Mateus Simões é produtor rural de grãos nos estados do Tocantins e Maranhão. Em Minas Gerais, é procurador concursado da ALMG desde 2013. Atuou como professor da Faculdade de Direito Milton Campos entre 2004 e 2019.
Em 2016, foi eleito vereador de Belo Horizonte pelo partido Novo. Em 2020, assumiu o cargo de secretário-geral do Estado, licenciando-se do mandato de vereador da capital. Em 2022, foi eleito vice-governador de Minas Gerais.







