Com flexibilizações, número de casamentos civis cresce cerca de 44% em Minas em 2021

casamentos minas
Dados levantados pelos cartórios mineiros apontam um crescimento de 43,8% na realização de matrimônios entre janeiro e outubro (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

A diminuição do número de casos da Covid-19 aliada à flexibilização de diversos setores têm contribuído para que muitas pessoas tirem um sonho importante do papel: o casamento. Dados levantados pelos cartórios mineiros apontam um crescimento de 43,8% na realização de matrimônios no estado, entre janeiro e outubro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 80.512 celebrações civis, enquanto em 2020, o número ficou em 55.953. A tendência de alta começou já em janeiro, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020.

Naquele mês, 7.743 casais formalizaram a união, enquanto em 2020, antes do início da pandemia no Brasil, os números foram fechados em 7.354. Ainda de acordo com a pesquisa, agosto e setembro foram os meses preferidos dos “pombinhos”. Nesse período, os matrimônios aumentaram cerca de 53%.

Casamentos homoafetivos diminuíram

Para o presidente do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais, Genilson Gomes, os números positivos são um reflexo da vacinação no Brasil. “Apesar dos cartórios terem adotado todas as medidas de segurança para a prevenção da pandemia, inclusive com a adoção do casamento por videoconferência no estado, muitos resolveram adiar a celebração, que agora vem sendo retomada”, afirma.

Por outro lado, a situação é inversa entre os casamentos homoafetivos. Neste ano, já foram realizadas em Minas 262 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, enquanto nos primeiros dez meses de 2020 este número foi de 512. Isso representa uma queda de 48,8%.

A partir de agosto, no entanto, os números começaram a subir: naquele mês o estado registrou 17 celebrações homoafetivas a mais que em agosto de 2020.

Como casar no cartório?

Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas maiores de 18 anos, compareçam ao Cartório de Registro Civil mais próximo com pelo menos 30 dias de antecedência para dar entrada na habilitação.

Os solteiros devem apresentar sua certidão de nascimento, enquanto os divorciados, devem levar sua certidão de casamento com averbação do divórcio. Já os viúvos precisam apresentar a certidão de casamento averbada ou de óbito cônjuge.

Além disso, tanto os noivos, quanto as testemunhas, precisam estar com o documento de identidade e comprovante de residência em mãos. O valor do casamento é tabelado em cada Estado da Federação, podendo variar de acordo com a escolha dos noivos.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!