Patos de Minas homenageia mortos pela Covid-19 com projeção 3D na catedral da cidade

Patos de Minas homenageia vítimas da Covid-19
Projeção ocorre das 20h30 às 21h e está disponível até quinta-feira (23) (Reprodução/@renascernatalino/Instagram + Imagem ilustrativa/Freepik)

O clima de fim de ano está pra lá de especial para os moradores de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. O “Renascer Natalino“, iniciativa mediada pela prefeitura e pelo setor privado do município, está levando luz e esperança à Praça Getúlio Vargas do dia 18 ao 23 deste mês. Em meio a um período de incertezas decorrentes da Covid-19, o projeto também homenageia mais de 500 pessoas mortas pelo vírus, com uma projeção 3D na catedral da cidade.

Segundo Ludimila Falcão, idealizadora do projeto e esposa do atual prefeito Luís Eduardo Falcão, o Natal nunca foi tão iluminado. Embora os moradores não tivessem o hábito de se reunir na praça da cidade para prestigiar as luzes e resgatar o espírito natalino, este ano foi diferente.

“Resolvemos fazer um Natal que trouxesse esperança aos moradores, após um período tão difícil”, afirmou a primeira-dama. Sobre a homenagem aos mortos pela Covid-19, acrescentou: “Nosso intuito principal é homenagear as famílias que perderam seus entes queridos. É o mínimo que podemos fazer”, conta ela.

Ludimila ainda revelou que os recursos financeiros para viabilizar o projeto eram escassos. Foi então que a prefeitura contou com a mobilização de diversos empresários da região. Além dos próprios civis, artistas musicais e artesãos, para colocar a mão na massa e planejar um Natal alegre e repleto de esperança a todos os moradores da cidade.

Estão envolvidas na iniciativa 45 empresas e entidades que doaram valores para a compra dos materiais, ou mesmo cederam os próprios serviços. Além disso, existem 25 pessoas empenhadas diretamente na coordenação e execução do Renascer Natalino. A ideia de homenagear as pessoas que faleceram durante toda pandemia também partiu da prefeitura.

Programação

O “Renascer Natalino” reúne diferentes atrações, direcionadas tanto ao público adulto quanto ao infantil. Além de recitais, shows e corais, a projeção mapeada em 3D ocorre na Catedral Santo Antônio de Pádua, e é seguida por uma apresentação que mostra o surgimento do Natal, exibindo o nascimento do menino Jesus. Até o Papai Noel marca presença, o que prende a atenção da criançada.

Ludimila definiu o momento como mágico. “Os pequenos ficam encantados com a projeção do Natal. Fica evidente que o amor e espírito natalino florescem”, relata, emocionada. E, como prova de que o empenho para a realização do projeto é coletivo, vale ressaltar que até mesmo os equipamentos usados na projeção audiovisual são de posse de um empresário da cidade. O Renascer Natalino foi 100% financiado por recursos privados e, portanto, não envolve dinheiro público.

‘Nunca serão esquecidos’

Ana Clara Rodrigues, diretora de Comunicação da prefeitura, completa dizendo que sem o apoio dos empresários, nada disso estaria acontecendo. “Tem muita gente se mobilizando e, no começo, nem tínhamos planos de fazer um grande Natal. Esse é um momento muito bonito, mas também uma oportunidade de lembrar as famílias de que seus entes queridos não serão esquecidos”, afirma ela.

A primeira-dama ainda revelou que uma moradora chegou a telefonar, chorando, para agradecer pela homenagem. Viúva de uma de uma das pessoas mortas pelo vírus, Denise disse que não queria que o nome do marido estivesse lá. No entanto, apontou que a cidade abraçou os familiares e forneceu um alento nesse momento tão delicado.

As projeções em homenagem às 552 vítimas da Covid-19 e a de Natal ocorrem na Praça Getúlio Vargas, das 20h30 às 21h. A apresentação dura em torno de 7 minutos e é reprisada para que todos possam resgatar o espírito natalino dentro de si.

Confira vídeo que mostra parte da iniciativa, na Catedral Santo Antônio de Pádua:

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!