Pedágio da BR-040 pode quase triplicar de preço com nova concessão

Pedágio na praça de Capim Branco, da BR-040, pode quase triplicar de preço
Preço cobrado na praça de pedágio de Capim Branco pode quase triplicar com nova concessão (Divulgação/Via040)

Estudo apresentado em audiência pública sobre a nova concessão da BR-040, trecho entre Belo Horizonte e Cristalina (Goiás), indica que o preço do pedágio na primeira praça pode quase triplicar de valor. A tarifa atual para automóveis é de R$ 5,80 e com a nova licitação o preço pode subir para R$ 16,30.

A primeira praça de pedágio da BR-040 está localizada em Capim Branco, a menos de 10 quilômetros da Sete Lagoas, cidade com 240 mil habitantes. O valor de R$ 16,30 foi estabelecido como o teto para o leilão pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e deve ser o mais caro do trecho de quase 600 quilômetros. A estimativa é que com o deságio a tarifa caia para R$ 14,18.

A agência reguladora definiu que, diferente do modelo atual, no qual a tarifa é a mesma para todas as praças de pedágio, cada localidade terá um valor. Em São Gonçalo do Abaeté, quarta das sete praças, a tarifa teto estipulada é de R$ 11,18.

Confira os preços de pedágio previstos para cada praça:

  • Capim Branco – R$ 16,30
  • Curvelo – R$ 11,69
  • Felixlândia – R$ 11,20
  • São Gonçalo do Abaeté – R$ 11,18
  • João Pinheiro – R$ 11,54
  • Lagoa Grande – R$ 11,19
  • Paracatu – R$ 11,39

Pelo novo formato de concessão, não haverá duplicação de nenhum trecho da rodovia. No modelo atual, mas que não foi cumprido, a Via-040 deveria ter duplicado todo o trecho de Cristalina, em Goiás, até Juiz de Fora, na Zona da Mata, até 2015.

A previsão que com a devolução da concessão a nova empresa responsável pela estrada invista R$ 6,2 bilhões na criação de novas faixas. O estudo prevê a adição de 143 quilômetros de novas faixas, o que fará com que alguns trechos tenham até quatro faixas, como na chegada a Belo Horizonte. Além disso, serão criados 61 quilômetros de vias marginais.

O projeto prevê ainda a instalação de uma passarela, duas áreas de descanso para caminhoneiros, 20 passagens para animais silvestres e a remodelação de 52 obras, como trincheiras e retornos.

Outra novidade na concessão é a adoção de um preço de pedágio diferenciado para usuários que usam com frequência o trecho da BR-040. Para isso, será obrigatório o uso de um aparelho que identifica o veículo (TAG). Será aplicado um desconto de acordo com a frequência com que o carro passa pelo pedágio. Caso o mesmo veículo cruze 30 vezes em um mês a praça, a tarifa cairia para R$ 9,56, o valor ainda é 65% maior que o cobrado atualmente.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

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