Período chuvoso acumula estragos e faz a primeira vítima em Minas; temporais devem persistir

chuva em mg
A vítima foi arrastada por enxurradas enquanto dirigia em Uberaba, no Triângulo Mineiro (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Uma mulher de 35 anos foi encontrada morta em Uberaba, no Triângulo Mineiro, após ser arrastada dentro do carro por enxurradas na última sexta (1º). O corpo dela foi localizado somente ontem (4). De acordo com um balanço da Defesa Civil estadual, esse é o primeiro óbito registrado em Minas em decorrência do período chuvoso de 2021/2022.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o marido da vítima tinha recebido uma ligação da mulher, em que ela avisou que seu veículo estava sendo alagado. Logo em seguida, a chamada caiu e ele não teve mais notícias da esposa.

Desde então, uma equipe de 18 militares trabalharam na procura pela mulher, que foi encontrada na tarde dessa segunda-feira. De acordo com os socorristas, o corpo da vítima estava preso em galhos e parcialmente submerso a 800 metros na divisa entre os córregos Conquistinha e Carneirinho.

Grande BH sofre com as chuvas

Os estragos provocados pelas chuvas não param de acontecer. Até o momento, duas pessoas ficaram feridas em decorrência das chuvas em Minas – ambas em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BH.

O município também contabiliza 280 moradores desabrigados, segundo o balanço feito pela Defesa Civil estadual. Também na Grande BH, Betim registra 60 pessoas desalojadas desde a chuva do último dia 27.

Mais temporal em Minas

E os mineiros devem continuar atentos durante essa semana. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o temporal com raios e rajadas de vento que começou por volta das 14h de hoje (5) pode durar até 8h de quarta-feira (6).

O alerta vale para a Grande BH e também para as regiões do Triângulo, Zona da Mata, Oeste, Sul e Sudoeste de Minas. Na capital, o “pé d’água” desta terça pode ainda vir acompanhado de granizo segundo a Defesa Civil.

Pelas redes sociais, dezenas de belo-horizontinos reclamam que foram pegos desprevenidos e se queixam “calorão” que ainda persiste. Veja um pouco da repercussão:

Cuidados necessários⠀

A Defesa Civil pede que a população redobre os cuidados durante as chuvas fortes. Veja as recomendações:

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;⠀
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;⠀
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);⠀
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!