Pesquisa Genial/Quaest: Se apoiado por Lula, Kalil tem 43% das intenções de voto em MG

Kalil e Lula
Kalil apresenta crescimento em cenário em que tem apoio de Lula (Amanda Dias + Ricardo Stuckert/Lula)

A Genial/Quaest divulgou nova pesquisa, referente ao mês de maio, com as intenções de voto nas Eleições 2022 na corrida pelo governo de Minas Gerais.

Além de análise estimulada e espontânea da intenção de votos, a pesquisa simulou um cenário em que cada candidato ao governo de Minas Gerais é apoiado por um dos que disputam a corrida pela Presidência da República.

Nesse desenho, se Alexandre Kalil (PSD-MG) fosse apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), subiria de 30% para 43% das intenções de votos. O governador Romeu Zema cairia para 41% para 22%, apoiado por Felipe D´Ávila (NOVO-MG). Carlos Viana (PL-MG) passaria de 9% para 16% com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mudança de voto

Os entrevistados também responderam à pergunta: você mudaria seu voto se seu candidato fosse apoiado por?

Quando o apoiador em questão é o ex-presidente Lula, 30% dizem que mudariam o voto e 66% afirmam que não mudariam.

Se o apoio for do presidente Jair Bolsonaro, 18% declaram que poderia mudar de ideia e 78% garantem que não mudariam.

Caso o apoio venha do ex-governador de Minas Antônio Anastasia (PSDB-MG), 12% dizem que poderiam mudar de ideia e 83% afirmam que não trocariam o voto.

No cenário em que o apoiador é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), 9% mudariam o voto 83% seguiriam com a decisão.

A Genial/Quaest entrevistou 1480 pessoas entre 7 e 10 de maio. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para menos ou para mais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!