Asfalto cede na BR-381 e trecho é interditado em Nova Era

BR cedeu
Não há previsão de quando o trecho será liberado (Reprodução/@DNIToficial/Twitter)

Um trecho da BR-381 foi interditado na tarde de hoje (14), após uma parte da pista ceder. O deslizamento aconteceu em Nova Era, na região central de Minas. A Polícia Rodoviária Federal confirmou a interdição total da pista na altura do km 321.

As imagens feitas no local mostram que o asfalto se rachou após um deslizamento de terra. Segundo a PRF, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) já está atuando no local, mas ainda não há previsão de liberação.

Ponte cede em Nova Era

Também na cidade de Nova Era, uma ponte pênsil cedeu parcialmente, na tarde desse domingo (9). O nível do rio Piracicaba, que corta a cidade ao meio, acabou subindo e ultrapassando a “cota de alerta”, por conta das chuvas que atingem o estado.

Por conta da elevação do rio e da forte correnteza, a Defesa Civil não consegue se aproximar da ponte utilizando barcos. No entanto, o órgão assegura que ninguém ficou ferido com a queda da ponte. O órgão vai checar a situação da ponte quando o nível do rio abaixar.

Risco geológico alto

Apesar das chuvas fortes terem dado trégua na maior parte do estado, o risco geológico em função do solo encharcado continua, inclusive em Belo Horizonte. Em coletiva de imprensa nessa terça-feira (11), o prefeito Alexandre Kalil fez um alerta em relação à duração do risco geológico na capital mineira.

Segundo ele, há possibilidade de deslizamentos nos próximos sete dias. “O que nós temos que falar com a população é que, em qualquer sinal [de risco geológico], ‘saia de casa!’”, orientou.

Kalil explicou que a prefeitura está atendendo chamados de vistoria em locais de risco. As famílias que precisarem sair de casa, após a vistoria, têm direito a um subsídio de R$500. “Assim como fez na Covid, que a população tenha a consciência de se proteger e depois a prefeitura vai dar todo o apoio que ela possa dar”, afirmou.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!