‘Na Escuta’: Polícia Civil de Minas Gerais lança podcast com bastidores de grandes investigações

podcast polícia civil mg
Primeiro episódio do podcast da Polícia Civil de MG está no ar (Reprodução/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Minas Gerais lançou o podcast “Na Escuta”, na tarde dessa sexta-feira (22). O programa, desenvolvido pela assessoria de imprensa da polícia, apresenta entrevistas exclusivas com servidores que participaram dos bastidores de grandes investigações.

O primeiro dos cinco episódios da primeira temporada foi transmitido a 27 policiais civis. Nele, são contados detalhes da investigação do caso “Maníaco de Contagem”, que prendeu Marcos Antunes Trigueiro em 2010 por cinco homicídios contra mulheres com o mesmo perfil.

“O podcast é, sem dúvida, um marco na comunicação da Polícia Civil. O lançamento do produto visa enaltecer o trabalho investigativo de excelência que a instituição desenvolve com qualificação continuamente”, disse o porta-voz da polícia, o delegado Saulo de Tarso.

O primeiro episódio está disponível no YouTube, no Spotify e no Deezer.

A jornalista Luiza Galvão, servidora da assessoria de comunicação e uma das idealizadoras e produtoras do podcast compartilhou a experiência de desenvolvimento do projeto.

“A experiência de produzir esse podcast foi muito enriquecedora. Ter a oportunidade de saber mais sobre casos de repercussão na mídia tão marcantes, sob a ótica de quem, de fato, investigou, foi algo inédito”, disse.

“E acredito que é isso que também tentamos levar para o grande público, o privilégio de conhecer detalhes e técnicas que muitas vezes não são apresentadas em matérias jornalísticas convencionais”, completou.

O investigador em formação Conrado Rodrigues Saraiva ressaltou que a participação da investigadora recém-formada o marcou nesse primeiro episódio. “Ela não tinha muita experiência de campo, foi muito corajosa em aceitar essa missão e conseguiu concluir”.

“Na hora de identificar a possível localização do autor, ela não sabia que ele estava lá, mas conseguiu sentir, então a participação dela foi excepcional, e com isso a Polícia Civil resolveu esse problema, que na época, era de gravidade imensa”.

Com Polícia Civil

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!