Polícia indicia dois homens por ataques racistas a vereadora mineira

ataques racistas vereadora
Na época dos ataques, a vereadora fez um post nas redes sociais na porta da delegacia para pedir que a justiça fosse feita (Reprodução/Redes sociais)

Dois homens, de 44 e 48 anos, foram indiciados nesta quarta-feira (5) pela autoria de ataques racistas contra a vereadora Edenia Alcântara (PDT), de Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas.

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Leonardo Moreira Pio, os atos discriminatórios foram cometidos por meio de grupos de trocas de mensagens no WhatsApp.

Nas conversas, os suspeitos não apenas ofenderam a parlamentar, mas também proferiram ofensas contra pessoas negras. Na época dos ataques racistas, a vereadora fez um post nas redes sociais na porta da delegacia para pedir que a justiça fosse feita.

“Esse tipo de violência acontece quando expomos nossos corpos para a luta. Isso acontece quando ocupamos espaços que há tanto tempo são privilegiados. São ameaças físicas, humilhações e interrupção de fala. Um mecanismo covarde que fere os valores democráticos”, escreveu ela.

De acordo com o delegado, os indiciados responderão pelo crime previsto no artigo 2º da Lei 7716, que trata de condutas discriminatórias e preconceituosas. “A PCMG reforça o compromisso em combater crimes de ódio e ressalta que tais práticas são inaceitáveis e serão devidamente punidas”, finalizou ele.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!