Polícia Militar de Minas lamenta morte de Uana, cadela farejadora: ‘Nossa melhor amiga’

Uana atuava no combate ao tráfico de drogas e a armas de fogo (Reprodução/@rocca_minas/Instagram)

A Polícia Militar de Minas Gerais lamentou, em publicação no Instagram na tarde desta quarta-feira (11), a morte da cadela Uana, que atuava como farejadora no combate ao tráfico de drogas e a armas de fogo. “Infelizmente, nossa melhor amiga partiu para o céu, mas jamais será esquecida”, diz a postagem da corporação na rede social. A cadela da PM morreu na última quinta-feira (5).

A PM descreve Uana como “uma das melhores do plantel”. De acordo com a publicação, a cadela já participou da apreensão de 200 armas de fogo, 2 mil munições, 108 mil buchas de maconha, 60 mil pedras de crack, 38 mil pinos de cocaína, 700 kg de maconha, 45 kg de pasta base e 68 kg de crack.

De acordo com post da ROCCA (Rondas Ostensivas Com Cães) da PM na rede social, Uana prestou serviços à corporação durante nove anos. “Ficam as recordações de todos os operadores de cães de detecção que ela ajudou a formar. A cadela Uana atuou em apoio a várias unidades da Polícia Militar em todo o Estado de Minas Gerais, num total de mais de 4 mil operações”, diz a publicação.

O Comando da ROCCA prestou, às 10h de hoje, uma homenagem para cremação do corpo da cadela da PM em cemitério especializado em cremação de animais. “Fica aqui o nosso respeito e admiração pela cadela Uana, da PMMG, que ‘combateu o bom combate'”, finaliza.

Policiais lamentam

Nos comentários das publicações da PM e da ROCCA, policiais militares que já trabalharam com a cadela e seguidores das contas na rede social lamentaram sua morte e deixaram mensagens de carinho. “São anjos na terra , que agora ela possa descansar , nossa continência aos ótimos serviços prestados!”, diz um comentário.

“Cachorra linda! Apaixonada demais! Deus conforte o coração de todos que conviviam com ela no dia a dia! Muito triste!”, “essa guerreira marcou a história da ROCCA!!!”, “chegou a hora! Certamente ficará mta saudade daqueles que conviveram com ela!”, dizem outras mensagens.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!