Policiais militares são flagrados agredindo mulheres com cassetetes em Minas Gerais

policiais agredindo mulheres
A Polícia Militar investiga a conduta de quatro agentes que foram flagrados agredindo duas mulheres na saída da Feira da Paz, em Leopoldina (Reprodução/Redes sociais)

A Polícia Militar investiga a conduta de quatro agentes flagrados agredindo duas mulheres na saída da Feira da Paz, em Leopoldina, na Zona da Mata mineira. Imagens gravadas no sábado (9), que ganharam repercussão nas redes sociais, mostram os militares desferindo golpes de cassetete contra elas.

Na gravação, é possível ouvir um dos agentes gritando “respeita a polícia” enquanto batia em uma das mulheres com o bastão. Ao fundo do vídeo, o homem que filmou a agressão grita em desaprovação. “Isso é crime!”.

Em nota à imprensa, o 68º Batalhão da Polícia Militar disse que ocorreram diversas “brigas generalizadas” na saída do evento e que a corporação foi acionada para intervir. Segundo a PM, foi aberto um procedimento interno para averiguar o caso.

“Está sendo divulgado nas redes sociais, um vídeo em que houve a necessidade do uso de força pela Polícia Militar. Devido ao ocorrido, será realizada apuração, através dos registros institucionais, vídeos e relatos recebidos pela Polícia Militar, no intuito de analisar a legalidade da atuação policial diante dos confrontos ocorridos nesta data”, diz o comunicado (leia na íntegra abaixo).

Nota da PM na íntegra

No dia 09/09/2023, por volta das 02 horas, durante a saída do evento “Feira da Paz”, no município de Leopoldina/MG, ocorreram diversos focos de “brigas generalizadas”, havendo acionamento da Polícia Militar para intervenção. Neste ínterim, está sendo divulgado nas redes sociais, um vídeo em que houve a necessidade do uso de força pela Polícia Militar.

Devido ao ocorrido, será realizada apuração, através dos registros institucionais, vídeos e relatos recebidos pela Polícia Militar, no intuito de analisar a legalidade da atuação policial diante dos confrontos ocorridos nesta data. Desde já, a Polícia Militar de Minas Gerais se coloca à disposição para esclarecimentos, se mantendo atenta à proteção da vida e na manutenção da ordem pública no município de Leopoldina/MG.

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ desvenda tudo sobre um dos rolês queridinhos dos belo-horizontinos: o Mercado Novo. Quem passa pelo nosso sofá é Rafael Quick, primeiro empreendedor a ocupar o agora disputado segundo andar do mercado e precursor do movimento que mudou radicalmente os ares do espaço no baixo Centro de BH e a cena cultural da capital mineira.

Completando cinco anos da reocupação do Mercado Novo, Quick contou tudo sobre como foi chegar ao espaço, como os primeiros empreendedores deste novo movimento se esforçaram para não “expulsar” quem já trabalhava ali e até quem eles não queriam que ocupasse os corredores do Mercado Novo.

O papo também passou pela Cervejaria Viela, pelo Juramento 202, pelo Forno da Saudade e pela mais recente Casa Alvorada, espaços que atraem milhares de pessoas e que, além da proposta similar, têm outra coisa em comum: são todos empreendimentos de Rafael Quick. O episódio completo do Arreda pra Cá vai ao ar nesta terça-feira (12), às 17h.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!