Após prisão de mineiro, PF mira recrutamento de adolescentes para o Estado Islâmico

Polícia Federal
Operação foi motivada por prisão de homem mineiro em junho (Polícia Federal/Divulgação)

A Polícia Federal, por meio de mandados expedidos pela Justiça Federal em Minas Gerais, cumpriu nesta quinta-feira (10) mandados de busca e apreensão em uma operação que mira possíveis recrutamentos de adolescentes para o Estado Islâmico.

A 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte expediu os mandados a partir da prisão de um homem mineiro em junho, no portão de embarque internacional do Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, suspeito de tentar se juntar à organização terrorista.

Corrupção de menores

A operação desta manhã cumpriu dois mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo e um no Rio de Janeiro. De acordo com a PF, o mineiro preso em junho recrutou, por meio de aplicativos de mensagens, outros adolescentes para também promoverem e integrarem o Estado Islâmico.

“A conduta configura o crime de corrupção de menores, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, na medida em que prevê a prática do crime no ambiente virtual, cuja pena é de um a quatro anos de reclusão para cada jovem recrutado”, detalha a corporação.

Como a conduta visou induzir os menores a cometer infrações previstas na Lei de Terrorismo, considerada como crime hediondo, as penas são aumentadas em um terço.

Prisão de mineiro

O homem do interior de Minas Gerais foi preso no dia 11 de junho no Aeroporto de Guarulhos, por determinação da Justiça Federal em Minas Gerais, suspeito de tentar se juntar ao Estado Islâmico.

Ele foi detido no portão de embarque internacional, mas o destino não foi informado pela Polícia Federal. Além da prisão, foram cumpridas busca e apreensão nas cidades de São José dos Campos, em São Paulo, e Barbacena, em Minas Gerais.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!