Represa com ‘risco máximo’ de rompimento começa a ser esvaziada em Minas Gerais

barragem campina verde
Barragem em Campina Verde será completamente esvaziada (Reprodução/Prefeitura de Campina Verde)

Uma barragem de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, começou a ser esvaziada, nessa segunda-feira (16), por “risco máximo de rompimento”, segundo o prefeito da cidade, Helder Carneiro.

Conforme a prefeitura, um laudo técnico, entregue na sexta-feira (13), apontou que a Represa do Bicalho, como é chamada a estrutura, pode se romper a qualquer momento, afetando moradores próximos.

“Uma sondagem no solo constatou que, em uma linguagem coloquial, está podre”, disse o prefeito em um vídeo publicado no Instagram.

O estudo foi encomendado após uma recomendação do Ministério Público Federal ao município e ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O MP orientou para a necessidade de uma análise da estabilidade do reservatório, que não é mais utilizado.

“Segundo o laudo, não há como fazer obras de reparo e a única saída aqui é esvaziar o local. As obras já vão começar de imediato e devem durar de seis a dez dias”, afirmou Carneiro.

Até que o local esteja seguro novamente, três famílias que moram nas proximidades foram retiradas de casa e uma estrada da região foi interditada.

A barragem foi construída há 40 anos. “É uma represa muito bonita, mas o que vale é a vida do ser humano”, declarou o prefeito da cidade.

Sinara Peixoto

Formada em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte e com pós-graduação na PUC Minas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como editora na CNN Brasil, desde a estreia do veículo no país, e na edição do Portal BHAZ. Também despenhou várias funções ao longo de 7 anos na TV Record Minas, onde entrou como estagiária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!