Sobe para 24 o número de mortos durante as chuvas em Minas Gerais

Fortes chuvas deixam 24 mortos em Minas
Número de cidades em estado de emergência subiu para 341 (PBH/Divulgação)

As intensas chuvas que assolam Minas Gerais há semanas causaram mais cinco mortes ao longo dessa terça-feira (11). Agora, o número de vítimas registradas subiu para 24 no estado, desde o início de outubro, quando a temporada de chuvas teve início.

Em 2022, o período chuvoso surpreendeu a todos e começou antes do planejado, cerca de um mês mais depressa que o habitual. As causas da tragédia em Capitólio no último sábado (8), inclusive, podem estar relacionadas à ação das águas no local.

No entanto, o número de óbitos divulgados pela Defesa Civil do estado não inclui as dez vítimas que morreram no deslizamento rochoso, que atingiu quatro lanchas e deixou outros vários feridos.

Registro de mortes em cidades mineiras

Até 10h de ontem (11), a Defesa Civil já havia registrado 19 mortes como resultado das chuvas. Desde então, dois óbitos foram registrados em Perdigão; um em Contagem; um em Ouro Preto e um em Santana do Riacho, contabilizando 24 vítimas fatais.

Em Ouro Preto, cidade turística mineira, os bombeiros encontraram o corpo de um homem que estava soterrado desde o último sábado (8), em decorrência de um deslizamento no Bairro Santa Cruz. Já em Santana do Riacho, na região Central de Minas, um homem foi atingido por um raio e morreu enquanto praticava escalada na Serra do Cipó, ocasião em que estava acompanhado de amigos.

Em Contagem, na Grande BH, outro cidadão foi atingido por um muro, que cedeu e caiu sobre ele, ocasionando sua morte no bairro Pedra Azul. Na cidade de Perdigão, as vítimas foram duas mulheres, de 55 e 79 anos. Elas estavam dentro e um carro que caiu e afundou em um córrego localizado perto do Povoado Canjicas.

Situação de emergência em 341 cidades

O número de cidades de Minas Gerais que decretaram estado de emergência por conta das chuvas mais que dobrou nas últimas 24 horas. Antes eram 145 e, agora, já são 341. Em todo o estado, há 24.610 indivíduos desalojados que, sem ter para onde ir, precisaram ser acolhidos na casa de parentes, amigos, vizinhos ou em hospedagens particulares desde 1º outubro do ano passado.

Atrelado a isso, outras 3.992 pessoas já ficaram desabrigadas durante esse período, tendo que, em algum momento, recorrer aos abrigos públicos.

Em outras localidades do estado, há registros de mortes em função das fortes chuvas ou de seus impactos na natureza. Confira abaixo as cidades em questão e o número de vítimas até o momento:

  • Brumadinho – 5;
  • Caratinga – 2;
  • Dores de Guanhães – 2;
  • Belo Horizonte – 1;
  • Betim – 1;
  • Coronel Fabriciano – 1;
  • Engenheiro Caldas – 1;
  • Ervália – 1;
  • Montes Claros – 1;
  • Nova Serrana – 1;
  • Pescador – 1;
  • São Gonçalo do Rio Abaixo – 1;
  • Uberaba – 1.

De acordo com dados da Defesa Civil, esta quarta-feira (12) ainda terá chuvas intensas nas regiões oeste e sul do estado. Na área central, incluindo Belo Horizonte, a previsão é de dia nublado, mas com chuvas reduzidas em comparação aos últimos dias. No restante de Minas Gerais, o sol aparece entre nuvens com algumas pancadas de verão, essencialmente a partir da tarde.

Com Agência Brasil

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!