‘Rezem por Minas Gerais’: Chuva causa mortes, destruição e espalha medo pelo estado

chuvas fortes minas
O fim de semana foi de tragédias por Minas Gerais (Reprodução/Redes sociais + Divulgação/CBMMG)

O fim de semana de chuvas intensas em Minas Gerais causou diversas mortes, estragos e tem gerado insegurança pelo que ainda está por vir. A previsão é de mais chuva para os próximos dias. Pelas redes sociais, internautas pedem orações pelo estado, que vive uma situação crítica. O governador Romeu Zema (Novo) decretou a criação de um comitê para combate às consequências da chuva.

Tragédia em Capitólio

Na manhã de sábado (8), em Capitólio, no Sul de Minas, uma rocha gigante se desprendeu na Represa de Furnas atingindo lanchas que estavam no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 10 pessoas morreram na tragédia. O local segue interditado e as buscas por possíveis outros corpos continuam.

Dique transborda em Nova Lima

Também na mesma manhã, parte do sistema de drenagem da barragem da Mina Pau Branco da Vallourec transbordou em Nova Lima, na Grande BH. Devido ao alto volume de chuvas, um dique de contenção não suportou acabou transbordando. A água com sedimentos tomou parte da rodovia. Trecho da BR-040 ficou completamente interditado no fim de semana, sendo uma pista liberada hoje.

dique nova lima
Sistema de drenagem se rompeu e jogou lama na pista (Reprodução/Redes sociais)

Arrudas transborda em BH

O ribeirão Arrudas transbordou com as fortes chuvas na tarde de sábado. A avenida Teresa Cristina ficou alagada e moradores ficaram ilhados nos arredores. A inundação aconteceu na altura do bairro Vila São Paulo, na região Oeste de BH.

Deslizamento bloqueia Via Expressa em Contagem

Ainda no sábado, um deslizamento de terra bloqueou parte da Via Expressa em Contagem, na Grande BH. O fato aconteceu durante a tarde, próximo ao Terminal Petrolândia, onde parte da encosta caiu, atingindo um carro. Não houve vítimas, mas a via no sentido Betim precisou ficar interditada por um tempo.

via expressa contagem
Deslizamento atingiu um veículo, mas não deixou vítimas (Reprodução/Redes Sociais)

Parte de prédio desaba no Buritis

No domingo (9), parte de um prédio desabou no bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte, durante a manhã. Por precaução, a Defesa Civil orientou que todos os moradores deixassem o local, até que uma vistoria fosse feita. O prédio está localizado na rua Ernani Agrícola, número 120. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um morador do local acionou os militares informando que parte do prédio havia caído, mas sem registro de vítimas.

predio buritis
Parte do prédio cedeu após fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte nesse sábado (Divulgação/CBMMG)

Barragem pode se romper em Pará de Minas

A Prefeitura de Pará de Minas e a Defesa Civil recomendaram, ontem, que os moradores da cidade, Pitangui e Onça de Pitangui, que moram abaixo da Usina do Carioca, deixem as casas imediatamente, pois há alto risco de rompimento da barragem. Em vídeo que circula pelas redes sociais, um bombeiro aparece explicando a situação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, das 20h de sexta-feira (8) até o início do plantão de hoje (10) às 07h, foram registrados, pelo menos: 287 acionamentos de pessoas ilhadas em função de inundações ou alagamentos ou enxurradas; 120 acionamentos para desabamentos, desmoronamentos ou algum colapso estrutural; 30 acionamentos para deslizamentos/ soterramentos ou algum corrimento de massa (barrancos, taludes, etc); 38 acionamentos para o corte de árvores caídas em vias públicas ou sobre imóveis. Não foram contabilizadas as chamadas para vistorias preventivas.

‘Rezem por Minas Gerais’

Com tantos estragos pelas chuvas e o medo do que ainda por acontecer, internautas estão pedindo orações para Minas Gerais. Pelas redes sociais, as pessoas mandam palavras de conforto para os mineiros. Os usuários também compartilharam fotos de outros pontos do estado que passam por momentos de desespero.

“Muito perto de termos outro desastre de barragem em Minas. Imagina o desespero das pessoas. Rezem pelo meu estado por favor”, disse uma pessoa em referência à barragem de Pará de Minas. “Minas está alagada, estou na região da Zona da Mata mineira Juiz de Fora, chove a três dias sem parar. Rezem por nós”, escreveu outro. Veja mais repercussão:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!