Uma escultura de um tênis chama a atenção de quem passa perto da rodoviária da cidade de Nova Serrana, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A obra, do artista plástico Udiery Damasceno da Silva, tem 3 metros de altura, 5 metros de comprimento e cerca de 4 toneladas. Assista ao vídeo.
Segundo Udiery, a ideia surgiu a partir de um projeto de elaboração própria que contempla a criação de 5 cartões postais para a cidade. Esculturas gigantes e identitárias de calçados fazem parte planejamento para homenagear a indústria de calçadista, forte mercado que abastece a cidade.
Após aprovação do prefeito de Nova Serrana como um projeto piloto, o artista iniciou a produção das esculturas com um tênis esportivo gigante. A obra foi feita em um terreno na parte de trás da prefeitura e foram usados restos de ferros que seriam descartados. Além disso, ele usou tela de alambrado, retirada de uma quadra.
Até o momento, foram usados 14 sacos de cimento para a execução do projeto. A maioria dos materiais usados são reciclados e toda a escultura foi feita apenas por Udiery. O tênis foi colocado em um canteiro em frente a rodoviária da cidade e está em fase de acabamento, faltando a pintura para finalizar.
No vídeo podemos ver alguns momentos do processo de produção da escultura e a peça já colocada no canteiro em frente a prefeitura municipal.
Udiery é natural do estado da Bahia e tem conhecimento nas áreas de engenharia e arquitetura, além de ter trabalhado durante 7 anos com construção civil, como pedreiro. Ele é professor de pintura em tela e desenho a lápis e também é escultor.
Veja fotos do processo de construção da escultura:













