Terremoto de baixa magnitude atinge Poços de Caldas, no Sul de Minas

terremoto Poços de Caldas
O abalo sísmico foi registrado em 2,7 na escala Richther (UnB/Divulgação)

Um terremoto de baixa magnitude foi registrado em Poços de Caldas, na região Sul de Minas Gerais, por volta das 23h48 da quinta-feira (24). O registro feito pela Universidade de Brasília mostra a ocorrência de abalos sísmicos no município e também em outras localidades do interior de São Paulo.

Segundo o Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), a magnitude do tremor em Poços de Caldas é considerada baixa. O primeiro abalo foi registrado às 20h48 e os tremores se estenderam até pouco antes de 0h. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais não foi acionado, uma vez que não houve feridos em virtude da ocorrência no Sul mineiro.

Magnitude do tremor é 2,7

De acordo com o IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP (Universidade de São Paulo), o terremoto pode ser definido como um movimento brusco e repentino do terreno, como resultado de um falhamento.

Para medir o “tamanho” do fenômeno, especialistas usam a magnitude conforme uma escala chamada Richter. Ela é relacionada com a energia sísmica liberada, além da amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos. Desse modo, os grandes terromotos são aqueles com magnitudes superiores a 8.0.

Diferente do que ocorreu no sul mineiro, outros países já foram completamente devastados pela ocorrência de terremotos. Um exemplo é aquele registrado no Haiti em agosto do ano passado. O abalo sísmico, à época, foi superior a 7 graus.

Divinópolis registra tremores de terra

Poços de Caldas não é a única cidade mineira a passar por um terremoto de baixa magnitude. Por meio das redes sociais, a Rede Sismográfica Brasileira revelou que a cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, registrou ao menos seis pequenos terremotos no início do mês. O órgão de monitoração informou que a detecção dos abalos ocorreu graças à população, que relatou sentir tremores nas datas mencionadas.

No dia 10 de janeiro deste ano, um terremoto de magnitude 3.0 foi registrado na cidade mineira – o mais forte no período. Já nos demais dias, a tendência foi de queda na intensidade dos tremores. O Centro de Sismologia USP orienta que os indivíduos que experienciem algo parecido registrem a ocorrência neste link.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!