Trem de Vitória a Minas volta a circular, mas ainda tem restrição por causa das chuvas

trem da vale
Circulação estava suspensa pela Vale após os temporais que atingiram o estado (Vale/Divulgação)

O trem de passageiros que vai de Minas ao Espírito Santo retornou à circulação hoje (17). O trecho ainda tem restrições e o funcionamento é parcial, em função das fortes chuvas. Segundo a Vale, responsável pelo trem, os temporais foram o motivo pelo qual as viagens foram suspensas.

A restrição é nos dois sentidos, no trecho entre a Estação de Dois Irmãos, em Barão de Cocais (MG), e a Estação Central de Belo Horizonte. A medida está sendo adotada para tratar os efeitos das fortes chuvas que atingiram o estado, com o objetivo de garantir a segurança da operação ferroviária.

A venda de passagens para esse trecho foi suspensa e os passageiros que já possuem viagem nesse trajeto para os próximos dias têm a opção de pedir reembolso ou remarcação sem custo adicional no prazo de 30 dias. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 285 7000 ou pelo WhatsApp 27 9 9503-5918.

Monitoramento de estruturas

Além do trecho ferroviário, a Vale afirma que também está monitorando as estruturas de barragem. Na última sexta-feira (14), a empresa elevou o nível de emergência de uma barragem na mina de Fábrica, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. 

A corporação informou, por meio de nota, que o protocolo de emergência em Ouro Preto foi elevado temporariamente para o nível dois. A medida foi tomada na barragem Área IX, após alterações na pressão da água em uma parte da estrutura. 

Outro protocolo de emergência foi iniciado pela Vale em Rio Piracicaba, município mineiro na região de Ipatinga. Ainda no nível 1, a medida foi tomada após erosão em parte da estrutura do dique Elefante, na mina Água Limpa, também associada às fortes chuvas. 

A empresa afirma que em nenhum dos casos há comprometimento das estabilidade global das estruturas e garante que realiza monitoramento contínuo.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!