UFMG fará 1ªdiscussão aberta sobre novo processo seletivo; instituição quer implantar vestibular seriado

icg ufmg
UFMG discute possibilidade de novo processo seletivo para ingresso na graduação (Amanda Dias/BHAZ)

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) fará a primeira discussão aberta a toda a comunidade acadêmica sobre o novo processo seletivo para a graduação, nesta quarta-feira (22). A instituição estuda aderir ao vestibular seriado, que consiste na aplicação de provas nos três anos do Ensino Médio.

A ideia, segundo a universidade, é conciliar o Enem e um vestibular seriado, com objetivo principal de fortalecer a aproximação com a educação básica. O evento que discutirá a implementação será realizado na Faculdade de Medicina. Outra audiência está marcada para o próximo dia 29.

A instituição estuda, desde junho deste ano, ampliar a forma de ingresso na graduação, atualmente só disponível pelo SiSu (Sistema de Seleção Unificada) na maior parte dos cursos. Para o campo das artes e três cursos de licenciatura, acontece um processo seletivo específico.

Previsão é dezembro de 2024

“Se aprovada a proposta após as discussões, a expectativa é que os exames possam ser aplicados em dezembro de 2024, para alunos do primeiro ano do ensino médio”, explica a UFMG em nota publicada em junho.

Dessa forma, os primeiros estudantes selecionados por meio do vestibular seriado entrariam na universidade em 2027. A questão do percentual de vagas destinado a cada processo ficou pendente para discussão. Porém, a instituição garantiu que sempre irá respeitar a Lei de Cotas.

“Após dez anos da adesão ao Sisu, não podemos deixar de fazer essa reflexão”, afirmou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida à época. “A UFMG busca formas de adaptar seu processo seletivo às novas necessidades da sociedade, e essas alternativas devem refletir sua relevância para a educação, com base em visão ampliada, que inclui a educação básica”, acrescentou.

Segundo ela, é preciso se atentar à maneira como as características dos processos seletivos adotados pela universidade podem influenciar o Ensino Médio, especialmente nas escolas da rede pública, com as quais a UFMG precisa dialogar.

Até 2013, a UFMG preparava e aplicava seus próprios vestibulares (a partir de 2011, a primeira etapa foi substituída pelo Enem). Em 2014, a universidade aderiu ao Sisu, exceção feita para cursos que demandam processos seletivos específicos.

Instituições como a UnB (Universidade de Brasília), a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e a Ufla (Universidade Federal de Lavras) já utilizam o vestibular seriado como forma de ingresso. Segundo a UFMG, outras universidades também discutem essa possibilidade.

Com UFMG

Edição: Lucas Negrisoli
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!