Segunda-feira é marcada por volta integral das atividades presenciais na UFMG

ufmg
Universidade estima que 98% da comunidade acadêmica esteja vacinada (Foca Lisboa/UFMG)

Nesta segunda-feira (28), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) retoma integralmente as atividades presenciais, iniciando o primeiro semestre letivo de 2022. O retorno segue uma série de protocolos, para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade. Pelas redes sociais, os alunos veteranos celebraram a retomada e os calouros comemoraram o esperado primeiro dia de aula presencial.

De acordo com o Comitê Permanente da UFMG de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, a retomada integral das atividades nos campi é segura neste momento da pandemia em Minas Gerais e nas cidades que abrigam a UFMG – BH, Montes Claros e Tiradentes. A instituição afirma que 98% da comunidade universitária está imunizada com pelo menos duas doses, segundo levantamento do sistema MonitoraCovid.

“Temos atualizado as orientações com base em tudo que aprendemos nos últimos dois anos e considerando mudanças no cenário da pandemia, sobretudo a ampla cobertura vacinal no estado, nos municípios e na comunidade acadêmica”, afirma a coordenadora do Comitê, professora Cristina Alvim.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida comenta a importância da retomada das aulas e de outras atividades. “Enfrentamos a pandemia com coragem e muito trabalho, sem parar em nenhum momento, mantendo da melhor forma possível a universidade em ação e contribuindo significativamente por meio de pesquisas e iniciativas de apoio aos setores mais vulneráveis da sociedade”, afirma.

“Ao mesmo tempo, nos preparamos muito para o retorno presencial, que ocorreu aos poucos, desde agosto de 2020. Todas as ações contaram sempre com o respaldo fundamental do nosso comitê de especialistas, incansáveis no acompanhamento da pandemia e na produção de orientações”, acrescenta a reitora.

Medidas sanitárias

As salas de aula já estão configuradas de acordo com os protocolos que regem o retorno, o uso de máscaras continua obrigatório, tanto nos espaços internos quanto nos externos. Há ainda novas recomendações sobre quarentena e suspensão de aulas, que geram benefícios à organização da logística das atividades acadêmicas e administrativas.

Na nova etapa do retorno presencial, as aulas serão suspensas por uma semana se aparecerem, numa mesma turma, três casos no prazo de até sete dias. Outra recomendação incorporada ao plano de retorno diz respeito ao uso dos auditórios, que devem ser ocupados com um assento vazio entre cada dois ocupados. Todas as pessoas devem usar máscaras bem ajustadas, de preferência o modelo PFF2.

Os integrantes da comunidade da UFMG serão incentivados a vacinar-se (iniciar ou completar o ciclo), e esse esforço inclui a implantação, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, de duas unidades de vacinação, uma no campus Pampulha e outra no campus Saúde. 

Alunos reagem

Pelas redes sociais, a comunidade acadêmica comentou o retorno presencial das atividades. “Nada melhor do que aulas presencias. Foi excelente estar de volta e com segurança”, comentou o professor Emilio Peluso.

Com UFMG

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!