UFMG vira meme na internet por notas de corte no Sisu: ‘Não passo nem na porta’

ufmg
UFMG é uma das melhores universidades do Brasil (Amanda Dias/BHAZ)

Após os primeiros dias de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), alguns estudantes que tinham esperança de conseguir uma vaga na UFMG estão se decepcionando. Nas redes sociais, muitas pessoas reclamaram das notas exigidas para ingressar nos cursos da instituição. O nome da Universidade Federal de Minas Gerais chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Os candidatos que tentaram se inscrever para a UFMG pelo Sisu já começaram a fazer piada com a situação. Os candidatos especulam que as notas exigidas estão mais altas do que nos anos anteriores. “Tô em depressão depois de ver a nota de corte da UFMG para os cursos que eu escolhi”, comentou uma pessoa, pelo Twitter.

Comparação com o último ano

Apesar das reclamações, as notas de corte da maioria dos cursos ainda está bem próxima do Sisu de 2021. Em muitos cursos, a nota neste ano ainda está menor do que a do 1º semestre de 2021. Até que as inscrições se encerrem, é possível que a média aumente, ficando acima do ano anterior.

No curso de Medicina, que é o mais concorrido da Universidade, a nota de corte no Sisu 2021 ficou em 813,76 para as vagas de ampla concorrência. Neste ano, até a atualização nesta quinta-feira (17), a nota exigida é de 812,12.

Para quem quer entrar em Ciências da Computação, a nota exigida até o momento é de 772,52. Enquanto no ano passado, a média no Enem tinha que estar acima de 774,96. Um outro curso concorrido na UFMG é Engenharia Aeroespacial, que teve a nota de corte em 780,04 em 2021. Para esse ano, a média já superou a anterior e está em 780,32.

Sisu na UFMG

Desde a terça-feira (15), até amanhã, 18 de fevereiro, o candidato que obteve nota na redação maior que zero e não participou do exame na condição de treineiro pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma das vagas ofertadas pela UFMG.

Desde 2014, a Universidade aderiu ao Sisu para selecionar candidatos para preencher vagas de seus cursos de graduação ofertados nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros. Para a primeira edição do Sisu 2022, serão disponibilizadas 6.309 vagas em 79 cursos de graduação, para ingresso no primeiro e segundo semestres letivos deste ano. Para outros 12 cursos, a UFMG realiza processos próprios de seleção.

A inscrição no Sisu permite ao candidato acompanhar diariamente as notas de corte para o curso de seu interesse, o que favorece mudança de opção até o último dia do processo gerenciado pelo MEC. Além disso, pela classificação no Sisu, o candidato pode concorrer aos programas de bolsas (Prouni e Fies) do governo federal para as vagas ofertadas pelas universidades privadas.

Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!