Vereador de Itabirito tenta impedir show de FBC no Carnaval da cidade: ‘Apologia às drogas’

FBC
Vereador de Itabirito enviou ofício à prefeitura pedindo o cancelamento do show de FBC (Moisés Teodoro/BHAZ)

O vereador de Itabirito Anderson Martins (MDB) tentou impedir um show do rapper FBC na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O parlamentar solicitou o cancelamento da apresentação do artista no Carnaval de Itabirito, por meio de um ofício enviado à prefeitura, nessa terça-feira (30).

Segundo o político, que também é pastor, FBC faz apologia ao sexo e às drogas em suas músicas. Por causa disso, ele não deveria se apresentar em Itabirito. Ontem, Anderson Martins fez uma série de publicações criticando o rapper, dentre elas, um vídeo com o trecho da música “Sexo, Cocaína e Assassinatos”.

O parlamentar compartilhou uma nota de repúdio, dizendo que “a Secretaria de Cultura deve escolher artistas que representem valores positivos e respeito às leis, e não aqueles que fazem apologia às drogas”. O vereador também publicou o ofício em que ele pede que “seja reavaliada a contratação do artista”.

FBC responde vereador

FBC chegou a responder a publicação do vereador Anderson, dizendo que a música Sexo, Cocaína e Assassinatos é antiga. “Isso é passado, pastor. Hoje só falo de amor e perdão”, disse o artista. Ao BHAZ, o parlamentar diz que está zelando pelo cumprimento das leis de Itabirito.

“No dia 14/02/2020, o prefeito Orlando Caldeira sancionou um decreto onde diz: ‘Fica proibido letras de funk, e outros estilos musicais que incitam a violência no Carnaval de Itabirito’! E, ao me deparar com a programação do Carnaval 2023, conheci a música desse rapper de nome FBC, que um de seus álbuns é intitulado: Sexo, cocaína e assassinato! Que basta pegar a letra da música e entender que vai contra o citado decreto”.

Rapper aponta censura

O rapper, por sua vez, afirma que Itabirito pode ter outros problemas mais sérios para o vereador resolver, como urbanização e saúde. “Ele veio se preocupar logo com um espaço coletivo onde a juventude vai fazer trocas. Acredito que Itabirito não tem muitos shows de rap e esse acaba levando mais gente pra lá”.

“O que eu posso dizer é a questão da censura, né? Uma pessoa que é bolsonarista, que fala sobre liberdade de expressão”, diz FBC sobre Anderson Martins. “Ele quis mais chamar a atenção do que resolver algum problema da cidade”.

Segundo o artista, a organização da festa em que irá se apresentar não cancelou o show e nem comunicou sobre algum possível problema. “No contrato já estipulam quais as músicas que não podem tocar porque eles pedem as letras. Aquela letra que ele postou foi do meu primeiro CD e foi toda tirada de contexto”.

“Mandei mensagem pro vereador e perguntei ‘pastor, se eu não cantar essas músicas você deixa eu cantar na sua cidade?’, mas ele não respondeu”, conta o músico.

Vereador defende ‘cumprimento da lei’

O vereador diz não acreditar na “narrativa de tentativa de censura”, pois “temos leis que proíbem a apologia ao crime”. Anderson defende que, se for censura defender as forças de segurança e as leis vigentes, “passamos a viver uma anarquia!”.

“Meu pedido é única e exclusivamente que seja cumprida a lei! Que não tenhamos ainda mais desgaste com a administração pública indo na contramão de leis que ela mesmo promulgou e que os foliões possam ter atrações de qualidade, que os jovens que vão possam voltar para suas casa com boas lembranças”, defende.

Prefeitura mantém show de FBC

Em nota, a Prefeitura de Itabirito disse que o show de FBC ainda está de pé no Carnaval da cidade. “Todas as atrações do Itabirito Folia, conforme a programação plural divulgada por meio do aplicativo oficial, estão contratadas e terão as apresentações mantidas nas respectivas datas e horários” (leia a nota na íntegra abaixo).

Nota da Prefeitura de Itabirito na íntegra

A Prefeitura de Itabirito informa que todas as atrações do Itabirito Folia, conforme a programação plural divulgada por meio do aplicativo oficial, estão contratadas e terão as apresentações mantidas nas respectivas datas e horários.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!