Vídeo: Bombeiros resgatam serpente ‘boipeva’ dentro de casa em Minas Gerais

cobra boipeva
Cobra não peçonhenta conhecida como boipeva foi resgatada dentro de residência (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Socorristas do Corpo de Bombeiros resgataram uma serpente boipeva (Xenodon merremii) dentro de uma casa em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, nessa sexta-feira (22).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cobra estava dentro de uma casa no bairro Morada da Serra. A serpente, também conhecida como cobra chata, tinha pouco mais de 1 metro de comprimento.

Os socorristas realizada a captura segura da cobra e a libertaram no habitat natural, fora do perímetro urbano. A serpente não é peçonhenta. Confira outras curiosidades abaixo.

Serpente Boipeva

A serpente boipeva (Xenodon merremii) é uma espécie encontrada em diversas áreas da América do Sul, incluindo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Esta cobra não venenosa possui um corpo cilíndrico e alongado, com coloração variando entre tons de marrom, cinza ou verde, frequentemente marcada por manchas ou listras mais escuras ao longo do corpo.

Em relação ao seu comportamento e biologia, a boipeva é uma serpente terrestre que é principalmente crepuscular ou noturna. Ela se alimenta principalmente de pequenos vertebrados, como anfíbios, lagartos e roedores, e é ovípara, colocando seus ovos em ninhos no solo, onde os filhotes eclodem após um período de incubação.

Ecologicamente, desempenha um papel importante no controle de populações de pequenos vertebrados, ajudando a regular os ecossistemas onde habita.

Em relação à interação com os humanos, é importante notar que a boipeva não é venenosa para os humanos e raramente apresenta comportamento agressivo. Ela pode ser encontrada em áreas alteradas pelo homem, como campos agrícolas e pastagens, mas também em habitats naturais.

Em termos de conservação, embora a serpente boipeva não seja atualmente considerada uma espécie ameaçada de extinção, ela enfrenta ameaças como perda de habitat e atropelamentos em estradas.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!